A Cyanogen, empresa que criou o CyanogenOS, anunciou oficialmente o fim do sistema operacional baseado em Android para smartphones. Chega ao fim e todas as interfaces e versões deixarão de ser atualizadas.

Para quem não conhece o Cyanogen, era a alternativa mais usada para remover a ROM customizada do fabricante e trazer para o dispositivo uma versão mais "pura" ou "capada" como alguns fabricantes gostam de chamar.

O open source do material será mantido online, segundo a empresa,  para quem quiser criar seu próprio código. Manter o código aberto online para download fortalece a comunidade que pode fazer o sistema operacional viver. O MOD, interface do Cyanogen criada e mantida por desenvolvedores independentes continuará a existir, com outro nome, LineageOS.

A comunidade afirmou que o nome significa série de gerações de uma família, o que basicamente explica a continuidade do MOD, Lineage será a continuação do que já foi construído.

UPDATE 27/12 14:05:

LineageOS chegou, trazendo formas de seguir e contatar a equipe que pretende manter vivo o projeto Cyanogenmod. Você pode seguir o LineageOS pelo TwitterFacebook, Google+ e até mesmo um website oficial. Vai ser mantido pela equipe de desenvolvimento da Cyanogen Inc. 2017 promete ser um ano de bastante mudanças na empresa, milhões de fãs são adeptos dos projetos dela ao redor do mundo, então que venham para beneficiar ainda mais.