Como bem sabemos, não está sendo muito fácil encontrar um trabalho no Brasil, muitas pessoas então em buscas de oportunidades. Cibercriminosos, aproveitando a onda de desemprego, que atingiu 11,8% no terceiro trimestre do ano, estão usando sites falsos para enganar internautas no país.

Os hackers disponibilizam sites falsos com supostas vagas de emprego, porém, na verdade, tudo não passa de um método para disseminar malwares bancários com a finalidade de roubar dados e dinheiro das vítimas. A descoberta foi feita pela empresa Kaspersky Lab.

De acordo com os pesquisadores, a fraude usa, inclusive, nomes de grandes empresas e redes de varejos do país para pode enganar os internautas que estão em busca de emprego.

O trojan está disfarçado de um formulário de cadastro para a suposta vaga, exigindo que seja baixado e aberto pelo usuário interessado, o que inclui arquivos .ZIP maliciosos, entre outros.

A Kaspersky disse que a vítima, ao baixar o arquivo, terá a sua  máquina infectada por um trojan bancário, deixando em risco os seus dados financeiros.

Os cibercriminosos costumam divulgar os sites falsos nas redes sociais e ainda via e-mail. Por isso, é preciso ter bastante cuidado ao abrir um site desconhecido, mesmo que a oferta pareça interessante.

"Pessoas interessadas em encontrar vagas de emprego on-line devem ficar muito atentas para não cair nessas armadilhas", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. "Os sites criados pelos cibercriminosos são quase idênticos aos verdadeiros, mas foram registrados por criminosos para infectar visitantes e muita gente desempregada pode cair no golpe", alerta ainda o analista.

A kaspersky deixa algumas dicas para quem está em busca de trabalho e não quer cair em algum golpe: Não confie em resultados patrocinados nos sites de busca, cuidado com arquivos executáveis baixados em sites e manter sempre um bom antivírus instalado na sua  máquina.