Na primeira semana de outubro tivemos grandes novidades para o cenário de e-sports brasileiro: A possível chegada de uma das maiores organizadoras de campeonatos do mundo no Brasil; o famoso time de futebol Paris Saint-Germain abrindo uma divisão de e-sports; a junção das finais da ESL Pro League com a ESL Premier e também a seleção da Argentina fazendo bonito nas finais do TWC.

ESWC pode estar chegando ao Brasil em 2017

Um dos campeonatos mais tradicionais de esportes eletrônicos parece estar por um fio de chegar ao cenário competitivo brasileiro, Cédric Page, CEO da Webedia Gaming, atual detentora da Electronic Sports World Cup (ESWC), disse que a empresa pretende ter um evento sediado no Brasil dentre outros quatro: "O plano é ter cinco grandes atrações em 2017: ESWC Winter e Summer na França, um evento na Alemanha, outro no Brasil e também durante a Paris Games Week", afirmou Page em uma entrevista ao IGN.

A ESWC ficou bastante conhecida no Brasil depois de 2006, quando a equipe brasileira de Counter-Strike 1.6, mibr, sagrou-se campeã da ESWC 2006, vencendo a equipe da Fnatic em uma final histórica em Paris. Na época a equipe era composta por Bruno "bruno" Ono, Lincoln "fnx" Lau, Renato "nak" Nakano, Raphael "cogu" Camargo e Carlos "KIKO" Segal.

Paris Saint-Germain anuncia investimento em e-sports

Em parceria com a Webedia, uma empresa de investimentos em jogos eletrônicos, o time francês de futebol Paris Saint-Germain afirmou que estará anunciando investimentos em esportes eletrônicos no final do mês de outubro. De acordo com alguns rumores, o PSG estaria abrindo seu próprio time.

"[...]O PSG eSports terá o investimento necessário para atingir o mais alto nível internacional nos eSports e nos jogos com maior demanda", explica Page. Por enquanto, ainda não há nenhum título confirmado ou jogadores já contratados, mas estas informações ainda devem ser fornecidas no final de outubro. " Explicou Cédric Page, CEO da Webedia Gaming.

A Webedia também está em negociação com a agência de talentos de eSports Bang Bang Management, que provavelmente será a provedora dos talentos das prováveis equipes de e-sports da Paris Saint-Germain.

Com campanha incrível, Argentina é vice-campeã do TWC

A seleção de Counter-Strike da Argentina, que eliminou o Brasil na fase classificatória e avançou para as finais presenciais da The World Championships em Bulgrado, na Sérvia, surpreendeu a todos ao bater equipes favoritas como as da Suécia e Dinamarca e chegar a grande final da competição.

Embora tenha alcançado um bom desempenho no final do campeonato, a Argentina começou mal, perdendo 5 partidas de 7, garantindo o penúltimo seed para os playoffs, onde bateu a Suécia nas quartas de final, a Dinamarca na semifinal e acabou perdendo a final para a Turquia, que havia batido a equipe fortíssima da França.

ESL Brasil Premier League será no Ginásio do Ibirapuera

A ESL anunciou que a grande final da segunda edição da ESL Brasil Premier League será sediada no Ginásio do Ibirapuéra, em São Paulo, durante as finais da 4ª temporada da ESL Pro League, evento que envolvera as principais equipes do cenário mundial de e-sports, entre os dias 26 e 30 de outubro.

A ESL Pro League é um dos principais cameponatos da ESL, empresa muito conhecida por organizar alguns dos maiores campeonatos de e-sports do mundo. A ideia da empresa de unir as finais brasileiras da ESL Premier League com as finais mundiais da ESL Pro League surgiu com o intuito de mostrar ao mundo o potencial do cenário nacional, criando a possibilidade do surgimento de novos investidores.

Confira mais notícias sobre e-sports toda segunda-feira aqui no Oficina da Net.