Muitas vezes não nos damos conta de algo corriqueiro somente por esta coisa já estar banalizada para nós. Pode ser uma coisa que falamos e não percebemos, um local que passamos todo dia e nunca reparamos, etc. Exemplo disso são as "novas" Iorque, Zelândia, Deli, etc. mas você sabe aonde estão ou estiveram as velhas York, Zelândia e Deli?

Confira a partir de agora de onde vieram estes nomes, pois uma pergunta não quer calar: Onde estão as velhas??

Nova Iorque

Para começar uma cidade que está na lista por 2 motivos: ela já se chamou Nova Amsterdã, antes de se chamar Nova Iorque. Os motivos remontam ao século XVII, quando os Países Baixos dominavam os mares e a Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais fundou uma aldeia em um local estratégico localizado entre 2 rios. Essa povoação se localizava entre o Rio Hudson e o East River, atual ilha de Manhattan.

A localidade cresceu e tornou-se a capital dos Novos Países Baixos. Com isso veio também o recalque e a inveja. Não deu outra: invasão britânica (que já estava desenvolvendo a marinha que seria temida no mundo inteiro pelos próximos 200 anos). Como agora a cidade tinha outros donos, nada melhor do que substituir o nome para algo que remetesse aos novos proprietários.

Assim sendo, a escolha foi Nova Iorque, já que a velha Iorque (velha mesmo, pois a York original foi fundada há mais de 2 mil anos pelos romanos) era um dos principais polos econômicos britânicos e centros de trocas de toda a Europa. A importância e idade da cidade se nota pelas diversas construções medievais que resistem até hoje.

Curiosidade: Na mesma época da fundação de Nova Amsterdã, em Manhattan, os neerlandeses invadiram cidades nordestinas brasileiras por diversas vezes. Em um desses ataques a capital Natal foi conquistada e também chamada de Nova Amsterdã durante o domínio.

Nova Zelândia

A dúvida mais comum de todos quando se fala deste tipo de assunto: Onde está a velha Zelândia? E a resposta volta novamente aos neerlandeses. Embora existam ou tenha existido outras zelândias a que deu origem ao cenário da Terra Média foi uma das províncias dos Países Baixos.

Chamada pelos nativos de Ilha do Norte (Aotearoa, em sua língua nativa), a ilha foi rebatizada de New Zealand pelo explorador James Cook, que entre outras terras, mapeou também a costa da Austrália. Aliás, na ocasião ele reivindicou a Terra dos Cangurus para o Reino Unido e a chamou de Nova Gales do Sul, já que a Gales do Sul original existe até hoje no seu país.

Nova Orleans

Mais uma cidade dos EUA e mais um caso decorrente de colonização estrangeira, mas dessa vez não por causa dos neerlandeses. A "culpa" aqui é dos franceses.

Boa parte do que hoje são os Estados Unidos e o Canadá pertenceram um dia aos franceses e é a essa época que remonta o nome da cidade. A cidade americana foi fundada em 1718, enquanto, do outro lado do Atlântico, a França era governada pelo tio-avô do rei Luís XV, ainda menor de idade e incapaz de assumir o posto. Esse regente chamava-se Filipe, Duque de Orleans. Daí o nome. Aliás, o nome original, em francês, era La Nouvelle-Orléans.

Ok, mas e a velha Orleans? A "Nova" Orleans se dá pelo fato de já existir uma Orleans na França em 1718, aliás, existir há muito tempo na verdade, sendo parte da tribo gaulesa dos Carnutes desde pelo menos o século I A.C. Curiosidade que a Orleans original também recebera este nome em homenagem a um imperador, porém ele não era francês, gaulês, franco ou celta, e sim romano.

200 anos após ter sido conquistada e destruída por César durante as campanhas Gálicas em 53 AC, a cidade foi reconstruída pelo imperador Aureliano, em latim Aurelianum ou Aureliani, que pouco a pouco começou a ser transformada até se tornar Orleans. O nome gaulês original era Cenabum.

Curiosidade: O estado da Louisiana, ode se encontra New Orleans, chama-se assim em homenagem a Luís XIV, famoso Rei Sol e bisavô do Luís XIV que falamos 3 parágrafos acima.

Nova Inglaterra

Mais um assentamento que remonta às origens dos Estados Unidos e aqui nada de mistérios. A região engloba 6 estados: Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Foram nestes estados que mais de 100 peregrinos fixaram residência em 1620 (logo abaixo estavam os neerlandeses e a colônia de Nova Amsterdã que falamos no início; à esquerda havia a Nova Bélgica, também dos neerlandeses, e acima a Nova França, que como você já deve ter imaginado, era colônia francesa) e deram início aos Estados Unidos. Como presume-se, eles saíram da Inglaterra e buscavam liberdade religiosa, já que a igreja anglicana inglesa castigava todos que não fossem do mesmo credo.

Nova Deli

Embora a Ásia e a Índia sejam milenares, Nova Deli é bem mais nova do que você imagina. Duvida? Ela foi inaugurada há menos de 100 anos. Sim, o início das obras deu-se em 1911 e sua inauguração em 1931. Ideia de George V, rei da Inglaterra, a cidade foi planejada por arquitetos britânicos durante o domínio inglês.

Já a antiga Deli é, de fato, bastante antiga. Suas origens têm mais de 3 mil anos quando passou a ser habitada ininterruptamente. Assim, ela é a mais antiga desta lista (eu disse que a Ásia era old).

A velha Deli recebeu este nome em 1639 quando foi murada, batizada e fundada sob os conceitos do que hoje entendemos como "cidade". Na região onde ela surgiu localizava-se, desde o século XIII, o sultanato de Deli. Desde esta época o local reúne história e cultura milenares, tendo dezenas de edificações e monumentos tombados como patrimônio mundial pela Unesco.

Nova Nova Iorque

Essa daqui só quem assistiu Futurama vai conhecer. A cidade é a mesma Nova Iorque de hoje em dia, porém, reconstruída no ano 3000 após ter sido destruída por extraterrestres, macacos superinteligentes, vacas, etc. passou a ser chamada de Nova Nova Iorque.

Quem acha que Simpsons é a melhor e mais engraçada criação de Matt Groening deve começar a ver essa série hoje mesmo.

Faltou alguma? Você mora em alguma delas? Lembrando que o Brasil também tem suas Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, etc. Comente pra gente =)