Conforme noticiamos recentemente, a Niantic começou a bloquear os jogadores do Pokémon Go que utilizam artifícios não legais para evoluir no game. Porém, após muitos usuários terem suas contas banidas, a Niantic começou a liberar o jogo para alguns deles.

Através de uma mensagem publicada no site oficial do jogo, a produtor informa que aqueles que por ventura recorreram a aplicativos de mapas para encontrar pokémons e que estavam por perto foram perdoados e com isso, podem voltar o jogo. No entanto, os demais continuam sem jogar. Confira abaixo o comunicado da Niantic:

"Continuamos trabalhando para garantir a integridade do game e a saúde de nossos servidores bloqueando acessos não autorizados e muitas vezes banindo contas infratoras. Isso inclui bloquear bots, operações ilegais e até mesmo contas de usuários associadas a essas atividades. Alguns jogadores talvez não tenham percebido que alguns aplicativos de mapas faziam mais do que apenas mostrar os pokémons que estavam por perto. Cada usuário desses aplicativos pode ser usado como uma ferramenta de coleta de dados pelo criador do software, e até mesmo enviar tais dados para ele sem saber. Esses aplicativos têm um efeito similar a um ataque DDoS em nossos servidores. Por conta disso, tivemos que banir algumas dessas contas que estavam usando ferramentas de mapas, confundindo aqueles que foram bloqueados. Nesse caso, um número pequeno de contas foi afetado.

Como resultado de algumas mudanças que fizemos em nossa infraestrutura, pudemos desbloquear esse pequeno número de contas. Aplicativos de mapas que pegam informações dos nossos servidores ainda violam os nossos termos de serviço e podem resultar em um ban permanente. Contas que foram criadas unicamente para obter informações não terão o mesmo tratamento. Contas que usaram aplicativos ou sites para capturar Pokémon remotamente, lutar ou colocar criaturas em ginásios ou obter recursos em PokéStops não serão desbloqueadas.

Nossa maior prioridade é proporcionar uma experiência justa, divertida e legítima a todos os jogadores; logo, continuar expulsando esses jogadores de forma agressiva é algo que ainda vai acontecer caso apelem para esse tipo de atividade"

Agora, no entanto, basta aguardar e ver se os demais jogadores que foram punidos conseguirão jogar novamente.