Agora está mais fácil acompanhar os gastos dos deputados federais todo o mês. Através da lei de transparência todas as notas fiscais referentes aos gastos públicos ficam disponíveis para visualização. Porém, para simplificar a verificação dos dados, alunos do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa para capacitação em tecnologias iOS ofertado pela PUCRS, através da Faculdade de Informática, e pelo Instituto Eldorado, desenvolveram o aplicativo Meu Deputado.


Aplicativo permite que qualquer pessoa possa acompanhar os gastos dos deputados federais.

Através do aplicativo, que pode ser baixado através da App Store, os usuários podem acompanhar os gastos dos deputados federais todos os meses. Com isso, é possível verificar toda a verba que é destinada aos políticos para investimentos, como divulgação, passagens aéreas, combustível, hospedagens, entre outras informações.

"A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações", afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores.

O aplicativo surgiu após os alunos serem convocados a desenvolverem um projeto que estivesse de acordo com uma problemática da sociedade. Com isso, a política foi o ponto chave. Através ainda do aplicativo, os usuários podem enviar um e-mail questionando sobre os destinos dos recursos públicos.

Além de Claudio da Silva Dias Junior, o aplicativo foi também desenvolvido por Anderson Kloss (Ciência da Computação - PUCRS), Claudio da Silva Dias Junior (Ciência da Computação - PUCRS), Felipe Vielitz (Jogos Digitais - Unisinos), Gianfranco Meneguz (Sistemas para Internet - IFRS), e Kévin Cardoso de Sá (Jogos Digitais - Unisinos).