Com o mercado repleto de marcas e modelos de smartphones, não cair na tentação de trocar o aparelho é uma tarefa bastante complicada. Obviamente que a vida útil de qualquer aparelho é determinada por vários fatores, como duração da bateria, atualizações oficiais, satisfação do cliente e ainda o cuidado que o aparelho recebe.

Prever quanto tempo um usuário ficará com o mesmo aparelho não é fácil, porém, algumas empresas já estão de olho nesse detalhe, como é o caso da Apple.


Apple já conseguiu recuperar uma boa quantidade de ouro e ferro de aparelhos reciclados.

De acordo com informações publicadas na página oficial do meio ambiente da Apple, a empresa disse que o tempo de uso está baseado na compra realizada pelos primeiros clientes. Assim sendo, a companhia prevê que cada usuário de aparelhos que rodem o MacOS ou tvOs fiquem cerca de 4 anos, e 3 anos para dispositivos com sistema iOS ou watchOS.

A Apple diz ainda que as informações são baseadas na análise e também comportamento de uso do consumidor.

Reciclagem

Nos últimos anos a Apple tem investido fortemente no quesito reciclagem. Com isso, a empresa garantiu a recuperação de quase uma tonelada de ouro de iPhones, iPads e Macs antigos que foram descartados. O valor correspondente ao ouro é de 40 milhões. No iPhone, segundo o CNN Money, o ouro é usado para evitar corrosões e ainda por ser um bom condutor de eletricidade.

Além disso, a empresa também extraiu 10,4 mil toneladas de ferro, 5,8 mil toneladas de plástico, 5,4 mil toneladas de vidro e ainda outros componentes, também em grande quantidade.

A Apple diz que boa parte dos materiais extraídos dos antigos iPhones e outros dispositivos são reutilizados.