O Facebook, como bem sabemos, é a rede social mais popular do mundo, sendo que muitos dos seus utilizadores possuem algum tipo de deficiência visual. Pensando na dificuldade que tais utilizadores possuem em entender as fotos postadas no feed de notícias, a rede social irá disponibilizar nesta semana um recurso que promete diminuir tal problema.

Assim, através do uso da inteligência artificial, haverá a possibilidade de descrição de imagens. Vale notar que, incialmente, a novidade está disponível somente nos Estados Unidos para usuários do sistema iOS.


Com o novo recurso ofertado pelo Facebook, deficientes visuais poderão ter mais informações sobre as imagens postadas pelos amigos na rede social.

Antes da novidade ser incorporada, quem usava o leitor de tela do iOS apenas ouvia apenas que algum usuário havia postado uma foto. Porém, agora, as pessoas com dificuldade de visão saberão do que se trata o conteúdo da imagem, e ouvirão uma descrição do tipo "imagem pode conter: três pessoas, sorrindo, ao ar livre".

A descrição da imagem segue a ordem: primeiro pessoas, após objetos e por último o que tiver ao fundo. O Facebook informou que milhares de testes com imagens foram realizados para treinar a rede neural responsável pela identificação, com isso, a probabilidade de haver algum erro de interpretação realmente é muito pequena.

Conforme mencionado, até então, o recurso de identificação de imagens está disponível somente para usuários dos Estados Unidos que utilizam o leitor de tela em aparelhos iOS em inglês. O Facebook disse, no entanto, que a novidade deverá chegar para mais países em diferentes línguas nas próximas semanas. Ainda não há previsão de quando o sistema será implantado também para Android.