Com os seus filmes e séries sucessivas, Amazon e Netflix tornaram-se grandes ameaças da indústria audiovisual. No entanto, o perigo não só atingiu os canais de televisão, mas também outras plataformas digitais, como o Youtube. Através do Youtube Red, um novo serviço que elimina os anúncios e permite baixar vídeos através de assinatura paga, a plataforma lança esta semana as suas quatro primeiras produções originais.

Com formato de série, o youtuber Felix Kjellberg, também conhecido por "PewDiePie" apresentou um programa que explora a proposta que se tornou reconhecida internacionalmente. Em milhares de vídeos, o sueco foi filmado brincando e reagindo a diferentes jogos, principalmente de terror, com os seus choques e gritos como a atração principal. Agora, com Scare PewDiePie, Kjellberg repete a experiência com cenário baseado em jogos terríveis. O programa, que terá 10 episódios, conta com a produção executiva de Robert Kirkman, o artista que deu origem ao fenômeno de The Walking Dead e incluirá outros youtubers que ajudarão PewDiePie em suas aventuras digitais.

Na área de longas-metragens, Youtube Red lançou A trip to Unicorn Island, onde a youtuber motivacional Lilly Singh faz uma excursão por 26 cidades e tenta pregar, com seu próprio exemplo, sobre a importância da felicidade. Outro filme é Lazer Team, do canal Rooster Teeth. Uma comédia em que quatro perdedores de uma cidade pequena encontra uma nave alienígena e uma roupa de batalha única. Essa constatação os obriga a assumir a responsabilidade pelo bem-estar do planeta Terra. Direto da Awesomeness TV, Dance Camp propõe um drama musical em que um adolescente é enviado para um acampamento de dança contra a sua vontade. Lá, meio que sem querer, ele conhece uma jovem que o contagia com sua paixão pela dança e o motiva para destronar o campeão da competição de dança.

Vídeo incorporado do YouTube

Apesar da intenção de diversificar sua produção de conteúdo, o YouTube Red ainda não pode ser adquirido na América Latina, o que reduz a expansão para novos públicos. O Youtube Red foi lançado nos Estados Unidos em outubro do ano passado. A plataforma paga oferece, além das recentes produções originais, opções para que o assinante veja os seus vídeos preferidos mesmo quando estiver offline. Ainda não há previsão de quando o Youtube Red estará disponível no Brasil.