Com o final do ano próximo e a datas comemorativas chegando é natural que os consumidores desejam aproveitar as promoções e presentear seus amigos ou familiares ou até si mesmo com um novo celular.

Entretanto, com as diversas ações de venda nesta época, adquirir um celular novo é o grande desejo de diversos consumidores. Diante disso, muitas lojas aproveitam para abaixar os preços para atrair os consumidores.

Apesar de muitos acreditarem que o preço é o fator principal na escolha do aparelho existe outras questões que devem ser levada em conta, principalmente se o consumidor optar por fazer a compra pela internet, pois é preciso também analisar a taxa de frete e o prazo de entrega. Portanto, separamos algumas dicas valiosas para quem deseja comprar um smartphone.

Leia também: Quero fazer um upgrade, qual smartphone escolher?

Análise dos preços

Como neste período diversas lojas fazem promoções ou apresentam descontos, é importante analisar se realmente a oferta é válida, já que muitas empresas aumentam o valor original dos produtos e depois deste período de procura voltam com o valor normal.


Reprodução

Para evitar ser enganado o recomendado é ficar sempre acompanhando os preços do celular, para auxiliar existem alguns aplicativos que permite comparar o histórico dos valores, como o Buscapé e Zoom. Nestes sites é possível saber quanto custou o smartphone nas últimas semanas e se realmente o desconto vale a pena.

Consultar data de lançamento do smart

Antes de comprar o celular é importante pesquisar todas as informações do dispositivo, principalmente sua data de lançamento. Atualmente as empresas estão investindo em lançamentos constantes, por isto o avanço está cada vez maior, um aparelho com um ou dois anos de lançamento pode influenciar na diferença das configurações técnicas. Veja também os aparelhos que são mais buscados nos meses


Reprodução

Alguns telefones possuem preço baixo, devido baixa quantidade de memória, câmera ruim ou processador obsoleto, por isto, confira todas as especificações de aparelho e caso opte por um smartphone mais antigo, observe com atenção se ainda vale a pena, se não é ideal optar por um telefone mais atual.

Confira nossos reviews e opiniões sobre os smartphones

Outa questão é que muitos modelos que são considerados top de linha do ano passado, conseguem bater de frente com os modelos mais recentes e por isto o seus valores são reduzidos (devido ao ano de lançamento). Como exemplo é o Moto X (2014) que apresenta valor próximo do Moto G 3 (lançado em 2015), mas suas configurações são superiores. Desta forma a dica é analisar a ficha técnica dos aparelhos antes de comprar.

Versão dos dispositivos


Reprodução

Existem alguns modelos que possuem nomes parecidos ou apresenta variedades nas configurações do mesmo modelo, como o Moto G 3 da Motorola, que possui opção de maior memória interna ou RAM, além de uma versão com TV Digital (HDTV), assim como o LG G3, G3 Stylus e G3 Beat, que são parecidos mas apresentam configurações bem diferentes. Isto também ocorre nos dispositivos da Microsoft, nas versões do Lumia 640 XL, LTE e DTV.

Desta forma, o ideal é conferir sempre a ficha técnica e ver o que varia de cada modelo, além disso, caso o preço varie muito entre as lojas, pode ser o modelo seja diferente e só mude suas características.

Prazo e frete

Com a opção de comprar pela internet, cada loja oferece para o consumidor um valor de frete, por isto, alguns itens podem ser gratuitos, ou então possuir uma taxa, além de ter alguns que colocam frete mais caro para compensar o desconto.


Reprodução

Antes de finalizar a compra do seu smartphone, além do frete o prazo de entrega também merece atenção, pois algumas lojas possuem prazo maior e outras faz o serviço em dias, conforme quantidade em estoque.

Para ajudar o ideal é que o usuário verifique todas estas informações antes de concluir a compra, basta inserir o CEP para calcular o valor e previsão de entrega, pois alguns sites podem oferecer opções melhores que o outro, por isto preste atenção e escolha o que for melhor para você.

Acessórios

Para quem deseja trocar o seu smartphone neste período pode ser um investimento, já que muitas lojas oferecem combos, com capas, fones, cartão de memória micro SD e bateria extra. Por isto, fique atento a estas vendas casadas, pois é possível ver ofertas que vende o celular sem nenhum acessório, mas com o mesmo valo do outro com o "combo completo".


Reprodução

Nestes acessórios o cartão micro SD é bastante importante, caso ele esteja junto como oferta, pois os usuários que optarem por um smartphone com memória interna reduzida, este cartão ajuda a guardar os apps, fotos e vídeos. Já as capas é ideal para quem deseja personalizar o seu aparelho e manter protegido.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.