Desta vez, o nono dígito chegará para mais três estados do Brasil: Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Com isso, todos os números de celulares de tais estados terão que adotar mais um dígito. A partir de agora os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 72, 73, 74, 75, 77 e 79 devem contar com um nove à esquerda. A novidade teve início no último domingo (11).

Vale lembrar que outros Estados já receberam o nono dígito. Bahia, Sergipe e Minas Gerais são os últimos das regiões Sudeste e Nordeste a adotarem a numeração.

Todo o processo ocorre de forma tranquila. Os usuários que discarem os oito números tradicionalmente usados, terão a chamada completada durante o período inicial, porém, terão que ouvir uma mensagem explicativa sobre a nova numeração. A adoção do nono número só ocorre em celulares, assim, telefones fixos não precisam usar o número nove.

Para quem usa a Nextel pode haver alguma confusão, já que o serviço prestado pela tecnologia IDEN configura Serviço Móvel Especializado e com isso continuará usando oito dígitos. As linhas GSM, por sua vez, receberão o nono dígito igualmente às demais operadoras, pois o serviço se enquadra no Serviço Móvel Pessoal.

Mudança na agenda

Para que utiliza um smartphone, vários aplicativos podem colaborar para o processo de transição para o nono dígito sem a necessidade de alterar cada número da agenda. Através de aplicativos com o termo "9 dígito" o usuário pode alterar a agenda sem dificuldades.

WhatsApp

Os usuários do WhatsApp também podem ficar tranquilos, a alteração é feita de forma automática. Assim, o usuário não precisa (e nem deve) fazer a alteração de número por conta própria, já que isto pode gerar conflito no servidor. A única medida a ser feita é atualizar a agenda, para que os números dos contatos com o nono dígito entrem na ferramenta.