Podcast tem por definição tratar-se de um arquivo de áudio digital, publicado através dos canais de podcasting na internet, o termo é uma junção das palavras "Pod" oriundo do iPod da Apple e "cast" de broadcast (transmissão de rádio ou televisão).

Uma mídia bastante nova, que ainda conta com um público seleto, porém está se popularizando muito nos últimos ano, devido ao aumento de canais que tratam dos mais diversos assuntos, englobando praticamente todos os segmentos da atualidade. Existem os de tecnoligia, ciências, politica, games, livros, séries, cinema, humor e muito mais.

Em um podcast é definido um tema, os participantes debatem sobre ele, emitindo suas opiniões, agregando conteúdo, contando histórias do cotidiano, etc. Você fica informado de uma maneira mais leve e dinâmica e, normalmente, os podcasts é informação com um toque de humor.

Já ouviu o #ONCast? Acesse e confira.

Normalmente um podcast dura em torno de uma hora e alguns podem se perguntar: como que alguém pode ficar parado ouvindo algo por uma hora inteira? É simples. Como trata-se de mídia móvel, você pode colocar em um pen drive, baixar em seu computador ou smartphone e escutar enquanto estiver dirigindo, andando de ônibus, jogando games, correndo, andando de bicicleta ou quando estiver com seu tempo ocioso.

Hoje vamos apresentar cinco opções de aplicativos para você encontrar seus canais preferidos e então ouvir, baixar e acompanhar novos episódios; para aquelas que não conhecem, existem diversas sugestões de canais e episódios para acompanhar. Vamos lá?

Podcast Addict

O app tem como chamada a possibilidade de gerenciar seus podcasts em áudio e vídeo bem como canais do youtube e de notícias no aplicativo. Totalmente gratuito e em português, ele está entre as melhores opções para seus podcasts. Biblioteca integrada com o iTunes - que abrange uma gama maior de informações - podendo importar uma lista com suas inscrições do iTunes e do Google Reader OPML.

Abrindo o app, você possui uma tela bem amigável. Para adicionar seus podcasts vá conforme indicado na imagem; uma gama de opções aparecem para você adicionar seus canais.

A busca é bem simples, você pode optar por usar o motor de busca do iTunes tanto para áudio como para vídeo. Depois de encontrado é só ir em assinar.

Na tela inicial, você vê quais canais possuem podcasts ainda não consumidos; ao entrar no canal, você pode conferir a lista com todos os episódios. Ao lado de cada episódio, grifado de vermelho, estão as opções.

As opções são de Reproduzir, que pode ficar em segundo plano, podendo assim utilizar o aparelho para outras coisas; também dá para fazer donwload, marcar como visto, etc.

No episódio, o app também apresenta uma série de opções como Equalizar, Compartilhar, Descrição e também deixar um layout para conseguir navegar melhor quando estiver no carro.

BeyondPod Podcast Manager

Com a promessa de que possui uma vasta biblioteca de podcasts, o aplicativo se destaca por sua simplicidade no manuseio. Em português e com uma interface limpa, o BeyondPod é uma ótima opção para ouvir seus podcasts, o aplicativo gratuito é a versão lite, mas com todas as funcionalidades por 7 dias. Após esse período, você pode comprar uma chave de desbloqueio para continuar utilizando com todas as funcionalidades.

No app você encontra uma interface simples e amigável, para buscar os canais de podcasts, vá no canto superior direito da tela conforme apontado na imagem e depois em Pesquisa.

Na busca, somente digite o nome do canal que ele trará os resultados; ao encontrar, clique em Assinar.

Depois de assinado, os canais ficarão em seu feed. Entrando no canal, você terá acesso a todos os podcasts, podendo ouvir via streaming, fazer o download ou adicionar à lista de favoritos para ouvir posteriormente.

Claro que a velocidade com que o app carrega o streaming vai variar de acordo com sua conexão de internet, seu podcast fica executando em segundo plano, permitindo que você utilize seu smartphone para demais tarefas sem problema algum.

Duas funções bacanas, circuladas na imagem, é possível ver a opção Dirigir (que aumenta os botões para ficar melhor o manuseio) e o Despertador (que pausa a execução depois um tempo de inatividade).

Podcast Republic

Apesar de ser em inglês, o app apresenta uma interface bem intuitiva, mesmo trocando a região para o Brasil, o idioma permanece igual. Porém os termos usados já são bem conhecidos como Favoritos, Downloads, Playlists, etc.

Na tela inicial possui a opção de busca "Search podcast", inserir a url manualmente, adicionar podcast, do youtube e outro podcast virtual.

Fazendo uma pesquisa, você encontra os canais de sua preferência. Você possui algumas opções: Inscrever-se, Opções, Baixar, Deletar e Adicionar à uma lista de execução.

Conforme grifado na imagem, você se inscreve no canal na flamula com uma estrela no centro e então você acompanha as novidades do canal.

Uma particularidade deste aplicativo é que você pode ouvir o podcast somente se fizer o donwload. Dá para começar a ouvir enquanto baixa no seu smartphone, mas se não quiser manter posteriormente, terá que deletar o episódio. 

No menu da esquerda estão todas as informações sobre os canais inscritos, entrando no canal e no episódio você encontra as funções Play, Download e Compartilhar. Lembrando que o Play irá baixar o episódio para seu smartphone antes de enfim ouvir.

Executando o podcast, você possui funções para sua melhor comodidade, como marcar como Favorito e a função grifada que serve desligar a execução após um prazo estabelecido de inatividade.

Nas opções da direita, destaque para "Car Mode", que aplica as teclas de navegação para sua melhor comodidade no veículo.

Podkicker Podcast Player

Com a promessa de ser simples, rápido e eficiente; chegamos ao Podkicker, com funcionalidades como suporte ao Chromecast, possibilidade de jogar seus downloads no Dropbox ou similares. Diversas funções como modo carro, adormecer e sugestões de assinaturas atualizadas; contendo um motor de busca com mais de 260.000 podcasts o ponto negativo fica por conta de ser em inglês.

Possuindo uma tela inicial simples, dando algumas sugestões de canais, para incluir novas faixas basta fazer como grifado da imagem da esquerda e fazer a busca. Inicialmente coloquei a busca no geral e acabou não encontrando o nosso canal, então busquei no iTunes e ele apareceu, para se inscrever é só ir em "SUBSCRIBE".

Após a inscrição, o canal já aparece na tela de entrada do aplicativo. Entrando no canal, você verá a lista de podcasts.

Ao entrar no podcast, você tem as opções de Donwload (baixar) e Stream (ouvir), selecionando Stream o episódio abre em sua tela inicial, podendo ser ouvido em segundo plano, liberando seu aparelho para uso de outros aplicativos.

Abrindo em o podcast que está sendo executado, o app já fica no Modo carro, onde os botões ficam maiores para um melhor manuseio.

Ao ficar pressionando na lista de podcasts, o app apresenta a lista de opções, na ordem: Baixar, Marcar como lida e Link para compartilhar. Marcado como lida ela fica em azul.

Escolhendo Download, o app inicia o processo de download de seus podcasts para que você possa ouvir mais tarde.

PodStore - Podcast Player

Um dos apps mais baixados na Play Store o PodStore apresenta uma interface intuitiva, em português e opções de alguns dos maiores canais de podcasts em sua tela inicial. Prometendo funções de adicionar imagens, cadastrar novos podcasts, ouvir o podcast enquanto baixa e com busca integrada ao iTunes, tudo de forma rápida e simples.

Minha experiência com ele não foi igual ao demais, já que este foi primeiro que apresenta uma lista de canais de podcast para se seguir. Para quem está em busca de novos podcasts para ouvir pode ser uma vantagem.

A busca não encontrou o canal desejado simplesmente buscando pelo nome, então tive que colocar o endereço do feed para então conectar ao canal e inscrever-me no mesmo. Pode ser uma vantagem sendo que apresenta existem diversas opções de se inscrever em um canal.

Após confirmada a inscrição, ele fica no final da lista inicial, bem em baixo. Ao entrar no canal, você pode conferir a lista de episódios para ouvir ou fazer download.

Ao pressionar para entrar em um podcast, o mesmo começa a tocar via streaming; se você pressionar com o dedo sobre o episódio, o app apresenta demais itens como excluir, donwload e opções.

Nas opções, você pode marcar o episódio como ouvido ou não, informações do podcast, compartilhar, etc. Se você optar pelo Download, eles ficam em uma lista para você ouvir posteriormente; eles ficam salvos no cartão de memória se o dispositivo tiver cartãoSD.

Análise

Em nossa breve análise de cada um dos aplicativos testados, procuramos expor todas as facilidades e dificuldades do manuseio destes aplicativos. Não elegemos um melhor e nem um pior, pois essa escolha deverá ser sua, baseado no que apresentamos.

Os aplicativos apresentados, devem ajudar na escolha de um para você ouvir e gerenciar seus podcasts da melhor maneira.

Gostou? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.