Há 30 anos surgia o encanador mais famoso do mundo dos videogames. Assim, em 13 de setembro de 1985 foi lançado pela Nintendo no Japão "Super Mario Bros", um jogo de plataformas para o console de 8 bits Nintendo Entertainment System (NES) - Famicon, que revolucionou a era dos games.

Vale notar que o game Super Mario Bros não foi o primeiro a iniciar com o chamado "Scroll" (deslocamento) lateral, outros jogos na época já usavam a técnica. Porém, foi mesmo com o game do mais famoso encanador que a tecnologia ganhou fama.

Além disso, o que tornou o Super Mario Bros a sensação do momento foi os seus cenários coloridos e variados com níveis subterrâneos e aquáticos. A Nintendo comercializou mais de 40 milhões de aparelhos na época em que o setor enfrentava uma grave crise.

A partir de então, milhares de jogadores do mundo todo passaram a explorar os encanamentos e recuperar as princesas no clássico original, e ainda as versões para consoles posteriores e os jogos lançados nos outros anos.

No total, 16 títulos compõem a série Super Mario, sem contar com outros jogos da franquia como Mario Kart, os jogos esportivos de Mario, Paper Mario, Mario vs. Donkey Kong etc, dos quais, segundo a companhia, foram vendidas 310 milhões de unidades no mundo.

O criador do game, Shigeru Miyamoto, teve a ideia do Super Mario Bros enquanto olhava pela janela do trem. Ele se imaginava saltando no exterior, como próprio Mario faz nos jogos.

A Nintendo, para comemorar o aniversário de Super Mario lançou "Super Mario Maker", um jogo com níveis ilimitados no qual os usuários podem criar suas próprias fases e ainda compartilhar com outros jogadores através da internet.

Os apaixonados pelo game também podem mandar as felicitações para o famoso encanador e o seu irmão Luigi através do portal www.letssupermario.com.

Sem dúvidas, o bom rendimento dos games sempre salvou a Nintendo de vários apuros. A cada lançamento de uma versão do Super Mario Bros a empresa de games alavancava suas rendas.