Quando o Windows atualiza, ele pode ter problemas com drivers de placas de vídeo, já vimos isso em várias versões do sistema. Geralmente acontece ao atualizar, você muda a porcentagem do brilho da tela do notebook e ele simplesmente não funciona mais, ou fica todo apagado ou não muda. Eis que existem algumas possíveis soluções para este problema.

Lembrando que os testes que fizemos aqui pode não funcionar para seu computador. Mas nossos leitores estão colaborando com soluções que encontraram. Então estamos atualizando o post na medida em que novas formas de resolver o problema são encontradas.

Sem mais delongas, por que sei o quanto você está desesperado, vai aí os passos:

1. Aperte a tecla Windows + R para abrir o executar;

2. Digite "Regedit", para editar os registros do windows;

regedit
regedit

3. Procure por "FeatureTestControl", através da busca:

ou então vá no caminho:

/HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/ControlSet001/Control/Class/{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}/0001
Caminho do registro
Caminho do registro

4. Dê um duplo clique sobre o FeatureTestControl, abrirá a caixa para editar. Altere o campo Dados do valor: para (4 vezes F):

FFFF

Conforme a imagem:

ffff
ffff

Feche o regedit e reinicie o computador.

Atualizar monitor genérico

Segundo a nossa leitora Angela Cardozo, ela resolveu o problema atualizando o driver do Monitor Genérico PnP. Para isto ela fez os seguintes passos:

  1. VAI NO GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS
  2. MONITORES
  3. MONITOR GENÉRICO PnP
  4. BOTÃO DIREITO - "ATUALIZAR"
  5. PRONTO!!!!
Atualizar driver
Atualizar driver

Foi uma outra forma de resolver o problema.

Outras formas:

  • Algumas pessoas encontraram a variável na pasta 0000, alteraram a informação tanto para 0 (zero) e funcionou. Não testei esta, mas foi uma solução apresentada por mais de uma pessoa.
  • O leitor Mayck resolveu desta forma: Revolvi o problema do brilho. Fui em gerenciador de dispositivos, desinstalei os drivers do monitor. Depois fui em solucionar problemas em hardware e sons clica em configurar um dispositivo. Aqui isso resolveu o problema de brilho para os notebooks de modelos DELL Inspiron.
  • Pessoal, agora em outubro ocorreu uma atualização das placas gráficas onboard Intel Graphics. Portanto, o problema deve voltar a acontecer depois da atualização do driver. Eu sei, são uns patetas e não corrigiram ainda o problema.

Conforme forem surgindo novas experiências de nossos usuários, vamos atualizando o post. Espero que todos consigamos resolver este chato problema.

Atenção: Esta configuração é por sua conta em risco. Não fiz testes em muitas máquinas, portanto, pode funcionar em algumas outras não.