Mas como ela foi inventada? É o que veremos hoje, desde a primeira Tv de válvulas até os aparelhos de 8k e 100 mil reais.

O início da Tv é nebuloso, e talvez seja difícil pontuar quando a ideia começou. A teoria de um dispositivo que conseguisse passar imagem através de sinais elétricos surgiu em fins do século XIX.

A partir desta teoria "maluca", ainda mais naquela época, o inventor alemão Gottlieb Nipkow utilizou a ideia para criar o Disco de Nipkow, em tese, um disco cheio de furos, e só. Na prática, consistia uma imagem era iluminada e decomposta em pontos claros e escuros que passariam através dos furinhos dos discos, então eram convertidos em sinal elétrico e enviados via corrente elétrica, depois eram captados por átomos de selênio que faziam a "remontagem" dos pontinhos e recriavam a imagem.

Com esse aparelho conectado a um receptor, a eletricidade gerada pelo selênio aciona uma lâmpada que acende e apaga conforme o necessário para reproduzir a imagem. Como? Explicamos: Haveria um segundo disco perfurado que girava na mesma velocidade da câmera em que a atração teria sido gravada. A luz da lâmpada passaria pelos furinhos e faria a mágica ocorrer. Muito engenhoso, certo? Uma pena se não tivesse saído do papel... Pois foi isso que ocorreu. A invenção de Nipkow nunca foi montada como ele concebera. No entanto, seus estudos fundamentaram as invenções posteriores.

Um dos que fizeram isso foi o escocês John Logie Baird, que em 1924 transmitiu as primeiras imagens estáticas no primeiro sistema de televisão analógica que se tem notícia; no ano seguinte, em 1925, conseguiu transmitir as primeiras imagens em movimento; e, finalmente, em 1926 fez a primeira transmissão televisiva pública da história, diante de 50 cientistas, em uma telinha de 8 por 6 centímetros ele fez uma transmissão de objetos em movimento.


William Taynton, office boy da empresa que estava na hora certa e no local certo. Foi usado como cobaia e tornou-se o primeiro rosto a ser televisionado

Baird "puxaria" cerca de 705 quilômetros de fios de telefone entre Londres, na Inglaterra, e Glasgow, na Escócia, em 1927, criando a BTDC - Baird Television Development Company. A empresa conseguiria a façanha de realizar a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York, e também a primeira transmissão de um navio no meio do Atlântico. Os feitos de Baird, o herói de quem é fã da telinha, vão mais além: Ele também introduziria a televisão a cores, faria a primeira transmissão ao vivo, etc.


Beird em meio a uma transmissão

Mas como dissemos antes, a Tv não é criação de um só homem. O russo Vladimir Zworykin, engenheiro eletrotécnico, dedicou sua carreira aos estudos com projeções de imagens a distância desde o início dos anos 10, culminando com a criação do iconoscópio em 1924, "uma reprodução eletrônica do olho humano" como ele definiu.

Na prática, o iconoscópio foi introduzido em 1931 (criado e patenteado desde 1923) e logo foi a tecnologia adotada nas câmeras utilizadas na transmissão, pois produzia um sinal muito mais potente que as que existiam até então e que fazia parte de um novo padrão de sistema televisivo.


Zworykin e algumas de suas criações

A primeira Tv comercial a chegar às lojas tratava-se de um rádio que contava com um tubo de néon acoplado a um Disco de Nipkow que era capaz de produzir uma imagem vermelha (pasmem) do tamanho de um selo postal.

No início a Tv evoluía rapidamente, e vários contribuintes podem ser citados nessa história, como, por exemplo, o americano Philo Farnsworth (trabalhou junto de Baird), que inventou o dissecador de imagem, o sueco Ernsrt Alexanderson, entre tanto outros que permitiram, por exemplo, a transmissão televisionada dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, a primeira grande transmissão da história.

Nos anos 40 as antigas tvs, dotadas de mecanismos eletromecânicos surgiram os primeiros aparelhos com canhões de elétrons, capaz de reproduzir imagens de melhor qualidade e melhor resolução. Nestes anos, mesmo com as recentes melhorias, o jornal The New York Times disse: "A televisão nunca será competição séria para o rádio, pois as pessoas têm de ficar sentadas com os olhos colados à tela e a família americana não tem tempo para isso". E aí, será que acertaram?

Você sabia que agora o Oficina tem um canal no YouTube? Postamos vídeo-reviews e matérias muito bacanas. Inscreva-se e fique por dentro da nossa produção audiovisual.

Foi, também nos anos 40, que a primeira transmissão de Tv, que se tem notícia, foi feita por aqui. Realizada por Olavo Bastos Freire, um operador de câmera brasileira, transmitiu para várias testemunhas um jogo de futebol entre o Tupi e o Bangu. Todos os equipamentos foram feitos pelo próprio Olavo. Na década seguinte o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Assis Chateaubriand inauguraria a It Tupi, a 1ª rede de Tv do país.

Bem, a tal tecnologia dos canhões só fora introduzida em fim dos anos 30, mas havia surgiu no final do século XIX, mais precisamente em 1897, inventada por Karl Ferdinand Braun. Seria essa mesma tecnologia que permitiria os tão conhecidos velhos monitores de computador CRT. Para entender o canhão de elétron, dê um play no vídeo abaixo.

Até o final dos anos 40 a Tv já tinha ganhado vários implementos e melhorias, todos decorrentes das pesquisas empreendidas pelos anos de guerra e pela indústria militar, porém uma das grandes reviravoltas, a tv colorida, só chegaria de verdade nos anos 50 (embora fale-se em 1940 como o ano da primeira transmissão a cores), quando a RCA, empresa americana do setor de telecomunicações, apresentou um sistema capaz de colorir as antigas imagens em preto e branco.

A Westinghouse H-840CK15, primeira televisão colorida foi lançada a um preço de US$ 1.295 dólares, o que corresponderia hoje a mais de US$ 11 mil, mesmo preço de uma TV 4k após ficar "barata". Interessante salientar que em 1956 a revista Time afirmou que ser a Tv colorida o "mais retumbante fracasso do ano".


A Westinghouse H-840CK15

Embora coloridas, até então as tv’s ainda eram valvuladas, ou seja, funcionavam através de válvulas, o que na prática significa que você ligava ela, e tinha de esperar alguns minutos para que fosse surgindo, lentamente, a imagem, à medida em que a válvula ia esquentando. O próimo passo seria resolver esse inconveniente, e foi o que a Sony fez no final da década de 50. A introdução a Sony TV8-301 introduziu as Tv’s transistorizadas e marcou o início do fim das pesadas válvulas. Agora tínhamos tv’s menores e mais rápidas na hora de ligar

Outra inovação nos anos 60 favoreceu a popularização da Tv: A introdução dos satélites, mais precisamente o satélite Telstar, que permitiu a transmissão de sinais televisivos através do Atlântico. Lançado em 1962, do cabo Canaveral (o mesmo local onde o Pica Pau encontra com o Zé Jacaré e rola aquele episódio maravilhoso do foguete no fogão, mas essa é outra história). Com esse satélite em órbita pôde ocorrer a primeira transmissão ao vivo entre Europa e os EUA. Embora não funcione mais, ele ainda encontra-se em órbita.

A Tv diminuiria ainda mais, mais precisamente em 1979, quando a Matsushita, hoje conhecida como Panasonic, patenteou o primeiro televisor de bolso e tela plana. Depois aumentaria, surgindo as "gigantes" Tv’s de 29 polegadas, nos anos 90. Veja que até então ainda usávamos os tubos nas tv’s, tecnologia que, como vimos, surgiu nos anos 30 com os canhões de elétrons.

Isso mudaria com a invenção das recentes e confusas Tv’s de LCD, Led e Plasma (ou vai dizer que você saber quais as diferenças e pontos positivos e negativos de casa?? P.S. Estamos produzindo um post completaço sobre esses aspectos). As novas tecnologias permitiram que chegássemos a tamanhos de tela incríveis, bem como resoluções inimagináveis que superam em muito o HD e o Full HD, como é o caso do 4k e o novíssimo 8k.

Streaming parece ser o futuro, e depender da grade de programação é tão anos 2000. Aliás, você sabia que temos um guia de conteúdo da Netflix, o maior serviço de Tv in demand do mundo? Confira.

Hoje as tv’s são gigantes, finas, de qualidade inatacável, temos as imagens em HD, smarts, integradas a web, falam com você, entendem seus gestos corporais, lhe dão sugestão do que assistir, conectam-se às redes sociais, estão dentro do seu smartphone, etc. É, mas o caminho até aqui foi longo.

Bom, agora que você aprendeu que as coisas nem sempre foram tão fáceis, vá até lá e dê um abraço bem apertado na sua Tv <3