Estou falando da empresa japonesa Sony, que no dia 03 de dezembro de 1994, apresentava ao mercado de videogames, o PlayStation, console esse que trazia diversas novidades para época.

Mas o que nem todos sabem, é que antes de lançar o seu próprio console, a Sony era parceira da Nintendo, ambas queriam desenvolver uma expansão para o Super Nintendo, videogame top de linha da época. Essa parceria era embasada no desenvolvimento de um console que rodasse games em CDs, mas a Nintendo acabou desistindo da parceria com a Sony e se juntou a Philips, que mais tarde também acabou sendo cancelada.

Apesar do acontecido, a Sony não desistiu da ideia e acabou trabalhando em cima deste projeto e assim lançou no mercado o primeiro PlayStation, console esse que rodava games em CDs.

A Nintendo quando ficou sabendo do lançamento de sua antiga parceira, prontamente tentou impedir a iniciativa da Sony, ela (Nintendo) entrou com um processo junto à justiça, que negou o pedido, dando assim, liberdade para a Sony lançar o seu primeiro console de videogame; liberdade esta que ajudou a mudar o mercado de games e acabou com a liderança da Nintendo no mercado, posteriormente também acabou com a Sega no mercado de videogames.

Primeiramente os consoles da Sony não possuíam memória, obrigando seus usuários a adquirirem os tais "memory card", diferentemente de seus concorrentes SNES e Mega Drive que usavam cartuchos que possuíam baterias internas para salvar os jogos.

Mesmo assim, a Sony se deu bem nessa iniciativa, pois a capacidade de armazenamento de um CD era muito maior que os ultrapassados cartuchos. Para ter uma ideia, o cartucho de videogame do Nintendo 64 tinha capacidade de armazenamento de até 64MB, contra 750MB dos CDs do PlayStation.

A Sony encerrou sua produção do PS no final de 2004, dez anos após o seu lançamento, demonstrando assim o grande sucesso do "novo" console do mercado, já a produção de games para o mesmo continuou até março de 2006. O PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, ficando atrás apenas de seu sucessor, o PlayStation 2, que vendeu até hoje, 157,8 milhões de unidades.

Lembra como era a abertura do Playstation?

A Sony também contou com ajuda de "parceiros", pois a mesma não possuía games próprios no início da "era" PlayStation, ao qual a mesma dependia exclusivamente de estúdios de outras empresas, que decidiram criar games para o novo console de videogame por vários motivos, entre eles, a baixa taxa cobrada pela Sony para o lançamento de um game em sua plataforma e a possibilidades de lançar títulos para "adultos".

Com o grande apoio de diversos estúdios, o console da Sony serviu de "berço" para grandes franquias, entre elas, aquelas que possuíam a temática mais adulta e com sangue respingado na tela. Com isso o PlayStation permitiu que games como Dino Crisis, Parasite Eve, Resident Evil, Silent Hill e Vangrant Story, surgissem no mercado de jogos para videogames. Entre os games mais vendidos do PlayStation estão: Gran Turismo, Final Fantasy VII, Gran turismo 2, Final Fantasy VIII e Crash Bandicoot2: Cortex Strikes Back.

Com o seu primeiro console de videogames, a Sony também atendeu a um grande pedido de desenvolvedores, que era mais botões no joystick, onde o controle do PS contava com vários deles, além das alavancas analógicas e da função de vibração embutida, o que acabou influenciando muitos controles que existem hoje no mercado.

O PS também recebeu alguns acessórios, como a tela de LCD lançada junto ao videogame em 2000, dando a ideia de que o console era portátil, permitindo assim levar o mesmo para qualquer lugar que possuía uma tomada.

Em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro PlayStation, a Sony está apresentando uma edição especial do PlayStation 4, na mesma cor da primeira edição. Essa edição de aniversário contará com apenas 12.300 unidades numeradas. A edição especial do PlayStation 4 contará com um controle DUAL SHOCK 4, câmera para games em movimento, suporte vertical, auricular mono, cabo AC, USB e HDMI e um console com HDD de 500GB, tudo na mesma cor do primeiro PlayStation, lançado a 20 anos atrás.

O PlayStation 4 em comemoração aos 20 anos do PS estará disponível apenas para o mercado japonês, norte-americano e europeu.

Vídeo incorporado do YouTube

FONTE: TechTudo