Não há nada mais importante para um ser vivo que obter energia, nós, seres humanos, obtemos energia ao ingerirmos alimentos, mas como outros seres como, por exemplo as plantas?

O processo de obtenção de energia das plantas, diferente de nós seres humanos, não é chamado de alimentação, mas sim de fotossíntese, mas, o que seria para elas o que para nós é o alimento? Simples, a luz do sol.

O que é?

A Fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento.

Em suma, é a produção de alimento pela própria planta. Para que aconteça tal processo a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do Sol.

Como acontece?

O processo da fotossíntese acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta a acaba percorrendo pelo caule até as folhas em forma de seiva, que é chamada de seiva bruta. A folha absorve a luz do Sol através da clorofila, substancia que dá a cor verde das folhas das plantas. A clorofila e a energia solar possuem o papel de transformar os outros ingredientes em glicose.

O processo de formação da glicose ocorre através de uma reação química, ocasionada pela transformação da energia solar em energia química.

A substância obtida acaba sendo conduzida pelos canais existentes para todas as partes do vegetal. Com isso, a planta usa parte deste material como alimento para manter-se viva como também para continuar crescendo. O restante fica localizado na raiz, caule e sementes, na forma de amido

A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares do nosso planeta. Assim, sem ela os animais não seriam capazes de sobreviver em virtude da base da sua alimentação estar sempre nas substâncias orgânicas que são proporcionadas pelas plantas verdes.

Fotossíntese e meio ambiente

A fotossíntese, além de ser o mecanismo de produção de alimento para as plantas, desempenha um papel muito importante no meio ambiente, ou seja, a limpeza do ar. Levando em consideração que para haver o processo é necessária a retirada de gás carbônico do ar, as plantas então, acabam colaborando com a natureza e o homem na purificação do meio ambiente. Contudo, na medida em que a planta produz glicose, elimina oxigênio, essencial para a sobrevivência no nosso planeta.