Com o fim do Windows Live Messenger da Microsoft, os usuários acabaram migrando automaticamente para o Skype. Porém, outros ainda não conhecem o seu funcionamento.

Afinal, o que é o Skype?

O Skype nada mais é do que um software que permite que as pessoas se comuniquem com o mundo todo. Através do Skype é possível realizar chamadas de vídeo e de voz, enviar mensagens através do chat, bem como compartilhar arquivos. O melhor de tudo, o uso para estas funções é totalmente gratuito. Além disso, o Skype pode ser usado no computador, celular, tablet ou mesmo em uma TV.

O usuário do Skype também conta com a possibilidade de ter mais opções de uso, como realizar chamadas para telefones fixos, enviar SMS e chamadas com vídeo em grupo. Para isso é necessário desembolsar um valor, seja ele na forma pré-paga ou em assinatura.

Skype em funcionamento

O Skype conta com uma qualidade sonora muito boa, mesmo com conexões de baixa qualidade. Um dos fatores que contribui para o seu excelente desempenho é o chamado p2p (ponto-a-ponto), com isso, uma ligação telefônica nunca sofrerá com qualquer tipo de falha na internet. Para garantir a privacidade dos usuários, todos os pacotes do Skype são criptografados. 

Para utilizar o Skype é bastante simples, inicialmente é necessário fazer o download e instalá-lo no computador. Vale lembrar que o download é totalmente grátis.

Para que o software funcione com qualidade suficientemente boa é preciso ter no mínimo no PC Windows 2000 ou XP, processador de 400 MHz, 28 MB de RAM, 10 MB de espaço livre no disco, placa de som, conexão Internet (em média 33.6 Kbps ou superior).

Após instalar o Skype no computador é necessário conhecer as ferramentas disponíveis bem como as suas funcionalidades. Ao efetuar o login da sua conta, uma tela irá se abrir. No canto esquerdo está localizado os contatos cadastrados (neste local você poderá ver quais deles estão online, indicados pela bolinha verde). Quando o amigo estiver online você poderá iniciar uma conversa via chat ou mesmo através de vídeo.

Ainda no lado esquerdo é possível encontrar ferramentas possíveis para adicionar amigos através de seus respectivos endereços de e-mail ou nome. No mesmo local também é possível configurar a conta, entre outras funções.

Para conversar com algum dos seus contatos basta clicar em cima do nome e iniciar o diálogo na caixa principal. Também é possível realizar uma chamada de vídeo. Porém, caso queira efetuar uma ligação telefônica (telefone fixo ou celular) preciso pagar uma tarifa, conforme destacamos no início do texto.