O envolvimento da Nvidia em um produto como um tablet gerou grande expectativa entre membros da imprensa e público consumidor, principalmente pela oportunidade de ver um produto totalmente voltado para games. Pensando nisto é que a Nvidia e, no Brasil, a Gradiente, lançaram em março deste ano o Tegra Note 7, tablet produzido pela companhia e filho a qual a mesma denomina ser o "tablet de 7 polegadas mais rápido do mundo". Recebemos o aparelho para realizar alguns testes e esta análise. É o que você acompanha agora, aqui no Oficina da Net.

Eventualmente a Gradiente figura entre as notícias do Oficina da Net, seja para apresentar um novo smartphone ou brigar na justiça pelo nome de seu iPhone. No entanto, a empresa também trabalha fortemente para produzir novos aparelhos e diferenciais tecnológicos para seus clientes.

O lançamento do Tegra Note de 7 polegadas foi uma verdadeira surpresa para o consumidor. Um tablet com tecnologia sobressalente sobre seus concorrentes e preço extremamente competitivo, além de ser o primeiro com o processador quad-core Tegra 4, da Nvidia. Isto, ligado ao design direcionado para quem gosta de ficar horas jogando ou utilizando aplicativos de entretenimento. Vamos, então, conhecer as informações completas do Tegra Note 7 da Gradiente.

Embalagem

A caixa do Tegra Note 7 é bem elaborada, construída em material resistente e muito bonita, dentro dela temos o tablet em primeiro plano, abaixo dele, um fundo falso, no qual temos acesso ao Guia de normas e ao Guia rápido de utilização. Separados em outros dois compartimentos estão o cabo de transmissão de dados e de energia (é o mesmo, como vemos em todos os aparelhos de hoje) e o carregador com saída USB que conecta no cabo.


Caixa com o produto e demais componentes

Assessórios

O Tegra Note 7 pode ter ainda uma Slide Cover - capa protetora da tela e também suporte para posicionamento na horizontal - que é muito útil para utilizar o tablet parado sobre uma mesa, por exemplo. É possível colocar o Tegra Note em pelo menos 4 posições fixas com a Slide Cover, duas delas mais inclinadas (excelentes para melhorar a digitação) e outras duas mais "em pé" para quando você está assistindo algum vídeo ou filme. A Slide Cover é um acessório que precisa ser adquirido separadamente e o preço passa dos R$ 145,00.

Presente no Tegra Note 7, a caneta stylus, se preciso, também pode ser adquirida separadamente. Além disto, ela possui diversas pontas emborrachadas para serem usadas da forma que o usuário desejar.

Design

Arquitetado para quem gosta de trabalhar com o tablet na horizontal, o Tegra Note é bastante ergonômico. Possui autofalantes nas duas extremidades para fornecer o máximo de emoção para os gamers. A saída do áudio, todavia, fica prejudicada pela posição das mãos, no entanto, ainda é melhor que se fosse voltada para trás. As mesmas bordas dão ao usuário uma boa pegada para o Tegra Note 7.

A parte da frente é totalmente plana, sem relevos; não há botões físicos na visão frontal. Os botões estão na lateral superior direita (liga/desliga/bloqueio) e na parte de cima, o controle de volume. Ao lado deste segundo, está o compartimento para inserção do cartão SD. Na mesma lateral do botão ligar estão também as entradas para fones de ouvido 3,5mm, microUSB e a saída microHDMI.

No canto superior lateral direito está a Direct Stylus. Dos botões, podemos dizer que a arquitetura dos mesmos é boa, porém há uma certa dificuldade de encontrá-los na "hora da verdade", visto que as bordas da parte traseira do Tegra Note são arredondadas. O botão de Power, por exemplo, fica bem perto da câmera traseira - que por várias vezes foi pressionada por engano. A entrada microUSB também requer um pouco de paciência no início; confesso que fiquei receoso de forçar alguma parte e danificar o aparelho.

Agora falando da traseira do Tegra Note, podemos notar que existem duas texturas distintas que compõe o design do aparelho. Auxiliando na pegada com as mãos, o centro da capa traseira possui uma textura mais aderente que a brilhosa e lisa superfície que também faz parte do corpo. É possível ver na imagem, também, o nome "Tegra Note" estampado em fonte maior e o logo da Gradiente mais acima.

Dimensões

O Tegra Note, posicionado na horizontal, mede 190mm de largura por 120mm de altura e, ainda, 9,4mm de espessura. A tela, por sua vez, possui 152mm de largura e 95 de altura, seguindo a mesma posição horizontal.

Levando em consideração alguns aparelhos também com sete polegadas, como o Nexus 7 e o Galaxy Tab 3, podemos ver que o Tegra Note está exatamente entre estes dois aparelhos, cujas dimensões são 198x120x10,5 e 188x111x9, respectivamente.

Display

O display LCD é fabricado com a tecnologia IPS; tem 7 polegadas e resolução de 1280 x 800; a densidade de pixels é de 215 pixels por polegada. O tamanho é ideal para quem não quer um aparelho muito grande. A tela tem iluminação vinda de trás - a chamada retroiluminação - em LED. Uma ótima tela para usar tanto durante o dia, como durante a noite. Mesmo não possuindo resolução fullHD, a tela do Tegra Note tem boas definições de cor.

Desempenho

O Tegra Note é equipado com um processador Nvidia Tegra 4 de 1.8 GHz - GPU GeForce de 72 núcleos; e uma CPU ARM Cortex-A15 quad-core. O lançamento robusto do processador dá ao Tegra Note um desempenho invejável para tablets da mesma categoria e preço maior. Arquitetado para jogos, o tablet não teve trabalho para enfrentar horas de jogatina. Naturalmente que ele sofreu com o aquecimento do aparelho, mas nada que comprometesse seu desempenho final. Em alguns games como o Dead Trigger 2 ele se comportou muito bem.

No entanto, notei que depois de mais de uma hora de jogo com um app extremamente simples que é o de tênis de mesa, com o aquecimento interno do Tegra Note, o mesmo perdeu parte da sensibilidade no touchscreen quando resolvi desenhar um pouco no Tegra Draw - app este que poderia ser melhor.

Nos testes de benchmark, utilizamos apps como Velamo, Antutu e 3DMark. Veja a pontuação do aparelho e também a pontuação de outros dispositivos através das imagens abaixo:

3DMark

Vellamo

Antutu

Software

O Tegra Note já chega com Android 4.2.2 Jelly Bean, porém pode ser atualizado para a versão Kitkat ou Android 4.4. A estrutura Android está praticamente intacta no tablet da Gradiente, tendo apenas alguns aplicativos nativos, um app próprio para a câmera e outros apps que funcionam como um suporte à Caneta Stylus. O Tegra Note tem um sistema de economia de energia próprio. Fora estes detalhes, podemos informar que o Android presente no Tegra Note é praticamente puro.

Direct Stylus

Como já falamos anteriormente o Tegra Note não pensou apenas no público gamer, pensou também em usuários do aparelho que estimam usá-lo para trabalhar, colorir e escrever à mão livre. Por isso, a Direct Stylus é uma caneta que faz parte do tablet e funciona muito bem. Sua sensibilidade é excelente, prejudicada apenas pelo app de desenhos que é bem fraco. No entanto, no Google Play é possível encontrar outros apps de escrita e desenho para usar o máximo de recursos que esta caneta pode fornecer. Ps: a mão do editor é que é problemática.

Ao sacar a caneta do seu compartimento, ligeiramente o tablet reconhece o movimento e fornece opções de para o uso da mesma. Caso você queira apenas trabalhar no tablet usando a caneta, basta ignorar as opções de ajuda dando um toque ao lado do quadro.

Ao ter a caneta em mãos, uma nova demanda de opções surge na parte inferior da tela. Nestas opções está o modo que proíbe o uso do dedo no toque da tela, ou seja, o touchscreen passa a reconhecer apenas toques com a caneta. Por vezes o sistema foi burlado por toques finos com o dedo, algo que pode prejudicar quem trabalha com a mão apoiada sobre a tela.

Saída HDMI

Já pensou em usar seu tablet como controle e a TV da sala como monitor para jogar um Dead Triger 2? Com o Tegra Note você consegue. Basta conectar um cabo HDMI na saída do tablet e a outra ponta no aparelho televisor. Lembrando que no tablet a saída é mini HDMI. O cabo também deve ser adquirido separadamente.

Câmera

Todo usuário que adquire um tablet, busca não só boa pegada, display com cores magníficas e bom desempenho para apps e jogos; busca-se também uma boa alternativa para registrar momentos do dia a dia ou captar um vídeo de seu filho andando de bicicleta pela primeira vez, por exemplo. Neste sentido, o Tegra Note - que vem equipado com um app próprio (Camera Awesome) para câmera - fica dentro do aceitável. Suas fotos não são maravilhosamente captadas, mas também não são de extremo mal gosto. Vale o registro de que este quesito poderia receber um tratamento mais digno do que a tecnologia nos possibilida, hoje, nos aparelhos high-end.

A câmera traseira possui 5MP de resolução e não possui um flash auxiliar para momentos com menos luz. A câmera frontal é de resolução VGA. Alguns recursos existentes no app da câmera dão um atrativo a mais. Como o detector de faces, zoom por movimentos de pinça com os dedos, compartilhamento via Smugmug. Além destes detalhes, a câmera possui quatro diferentes tipos de posicionamento das imagens, como: regra dos Terços, Dourado, Trisec e Enquadrar.

Câmera lenta

Talvez o ponto alto desta câmera seja mesmo o modo que possibilita ao usuário captar imagens em câmera lenta. Levando em consideração a qualidade da câmera, o modo câmera lenta é bastante interessante. Confira abaixo o vídeo com o teste de vídeo em 1080p e o teste de câmera lenta.

Bateria

O sujeito que escolhe um tablet com capacidade interessante para jogos pesados e aplicativos que requerem mais força e desenvoltura do aparelho, também gosta de saber que pode estender sua diversão por horas com um desempenho de bateria agradável. A bateria do Tegra Note tem 4.100 mAh de potência e está dentro da média dos tablets concorrentes de sete polegadas.

Não há como reclamar da bateria do Tegra Note, ele conseguiu suportar todos os testes de jogos e desenhos - abstratos - que fizemos em testes com duração da bateria, sempre com o brilho da tela no máximo.

O uso para visualização de vídeo e jogos aguenta tranquilamente pelo menos seis horas de jogatina constante, antes que a bateria do tablet se descarregue completamente. Para uso comum e sem exageros, a bateria costuma durar bem mais.

Tegra Zone

A Nvidia também disponibiliza exclusivamente um canal direto para que o usuário do Tegra Note tenha acesso ao download de jogos e apps otimizados especialmente para o tablet. Apesar da ideia ser boa, o design e estilo serem bastante interessantes, o Tegra Zone não é tão funcional quanto o Google Play.

Veredito

A Nvidia construiu o tablet que queria, segundo que nós pudemos ver com as configurações que disorremos aí acima, um aparelho com excelente desempenho para jogos e tarefas mais pesadas do dia a dia. É claro que possui algumas imperfeições e também quesitos que poderiam melhorar, como a câmera e a tela do dispositivo. O preço está dentro do "padrão" brasileiro para tablets de performance mais elevada. 

Se você quer um tablet com Android quase puro, fluído e com desempenho agradável para jogos que requerem mais capacidade de processamento, você terá um bom amigo com o Tegra Note 7. No entanto, se você busca uma solução mais bonita e leve ou uma câmera mais digna, talvez seja a oportunidade de procurar por uma segunda opção no mercado. Confira o relatório e as notas para o Tegra Note 7.

[relatorio]