A Nasa decidiu testar os óculos do Google em ambientes parecidos com o espaço, para que num futuro muito próximo, os astronautas possam usá-lo em missões espaciais. O local escolhido para o teste foi o fundo do mar, onde segundo a própria agência espacial diz, o ambiente reproduz muito bem as condições que os astronautas enfrentam no espaço.

A missão denominada de Neemo (Nasa Extreme Environment Mission Operations), está sendo realizada no laboratório subaquático Aquarius, localizado na costa da Flórida, nos Estados unidos; o mesmo é usado regularmente desde 2001 para preparar tripulações para futuras missões espaciais. Neste caso específico, os astronautas mergulhadores estão usando o Google Glass para se orientarem nos procedimentos passo a passo de uma determinada missão.

De acordo com o astronauta Mark Vande Hei, que atua na equipe de testes, declarou ao site Mashable que, "Eu nunca estive no espaço e sempre me perguntei como seria estar do outro lado; essa experiência certamente me deu uma noção de como é realmente no espaço".

Em relação aos programas executados no laboratório de testes Aquarius, a Nasa explica que os astronautas realizam missões idênticas as efetuadas no espaço, a única diferença é que no mar os peixes ficam nadando ao redor.