A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou que uma sonda encontrou um cometa que emite água para o espaço. A cada segundo o cometa é capaz de "jorrar" o equivalente a dois pequenos copos de água por segundo, mesmo estando a uma distância de 583 milhões de quilômetros do Sol, ou seja, quatro vezes a distância da Terra ao astro.

O cometa, chamado de 67P/Churyumov-Gerasimenko, seria capaz de encher uma piscina olímpica em aproximadamente 100 dias, disse a ESA.

No dia 6 de junho foram feitas a s primeiras observações sobre a emissão de vapor de água com o auxílio de um instrumento de micro-ondas da sonda Rosetta, o MIRO. Nesta ocasião a sonda estava a cerca de 350 mil quilômetros do cometa.

"Nós sempre soubemos que veríamos o vapor de água proveniente do cometa, mas ficamos surpresos ao detectá-lo tão rápido", diz o cientista Sam Gulkis, pesquisado encarregado do MIRO no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, Estados Unidos.

Conforme os pesquisadores, a água é um dos principais componentes voláteis de cometas, juntamente com o monóxido de carbono, metanol e amoníaco.