Na quinta-feira (5), a empresa japonesa SoftBank apresentou sua nova invenção no mundo da robótica, trata-se do primeiro robô pessoal capaz ler emoções. O robô foi construído em parceria com a Aldebaran Robotics SAS. Com olhos grandes, rosto de criança, cabeça articulada, uma tela no meio peito, braços e mãos, o robozinho, batizado de Pepper, identifica os sentimentos através das expressões, gestos e também pelo tom da voz.

A leitura feita por Pepper é realizada através de sensores e também funções de reconhecimento de emoções, podendo ainda fazer sincronização com base de dados da nuvem. Ele mede cerca de 1 metro e 20 centímetros e pesa cerca de 30 quilos. A máquina funciona com uma bateria que dura até 12 horas. O Pepper deverá ser lançado no mercado japonês em fevereiro de 2015, por 198 mil ienes (1400 euros).

Conforme o presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, o robô é resultado da visão da empresa de "desenvolver robôs afetuosos que fazem as pessoas sorrir". Masayoshi Son ainda disse que, "pela primeira vez na história humana, estamos dando um coração e emoções a um robô".

A Softbank também promete lançar um robô que canta e conta piadas.

Veja abaixo um vídeo do robô.