De acordo com documentos apresentados pela Apple no julgamento por patentes entre Apple e Samsung, o mercado de smartphones com telas menores está decaindo, por isso, a Maçã está investindo em telas maiores. Os slides podem ser vistos no scribd.

Conforme um estudo interno feito em abril de 2013, a Apple estava intencionada a fabricar um iPhone semelhante ao Samsung Galaxy, com tela grande e também mais barata.

No documento apresentado em forma de slide, foi constatada uma diminuição do interesse por smartphones de telas menores. Em 2009 o crescimento foi de 107%, já no primeiro semestre de 2013 o índice foi para 8%. Em um outro slide a Maçã exibe a necessidade de um smartphone "mais barato e com tela grande".

Em uma imagem exibida no julgamento diz que os "consumidores querem o que nós (Apple) não temos". Vale notar que após seis meses da exibição dos slides a Apple lançou o iPhone 5C e o iPhone 5S, com telas de 4 e 4.7 polegadas, respectivamente.

O pensamento da Apple pode estar de acordo com os rumores apresentados nos últimos dias, que o próximo iPhone virá com tela maior do que 5 polegadas. Essa, talvez, é uma das medidas tomadas pela empresa para recuperar o mercado.