A Sony e Panasonic revelaram na segunda-feira (10) que desenvolveram um novo formato de disco óptico com 300 GB de capacidade de armazenamento. O Archival Disc, como foi nomeado, chegará ao mercado em 2015.

A nova tecnologia apresentada pelas companhias japonesas é um substituto do Blu-ray, que conta com capacidade de armazenamento de 25 GB a 200 GB. O DVD-R, amplamente usado, possui capacidade de armazenamento de 4,7 GB, ou seja, o novo formato da Sony e Panasonic possui 63 vezes mais de capacidade.

De acordo com as companhias que desenvolveram o Archival Disc, a ideia é aprofundar a tecnologia, tornando a capacidade de armazenamento entre 500 GB e 1 TB (Terabyte).

As empresas disseram ainda que a aposta em uma média física em tempos de armazenamento em nuvem está associada a grande capacidade de resistência dos discos ópticos, ou seja, eles são resistentes a pó, água, mudanças de temperatura e umidade.

Vale notar também que a companhias lutam contra as indústrias de computares, sendo que algumas delas, como Apple e Dell, não contam mais com leitor de CD e DVD em seus aparelhos.