A Motorola revelou o seu novo projeto, o Ara. A companhia está desenvolvendo uma plataforma de hardware aberta para a construção de smartphones montáveis. A ideia é poder transformar tudo em um aparelho que pode ser substituído, como monitor, teclado, bateria e processador.

Com a ideia, a companhia cita que os módulos podem ser "qualquer coisa", dando como exemplo um teclado ou mesmo uma bateria. Com isso os usuários poderão comprar peças avulsas e montar um aparelho totalmente a seu gosto e suas necessidades.

Assim, uma pessoa que gosta de tirar fotos poderia comprar uma câmera de boa qualidade. Outros, porém, prefiram uma bateria que tenha mais tempo de duração.

O projeto tem como diferencial que cada usuário tem controle sobre o seu aparelho, ele pode decidir a sua aparência, o valor e ainda o que faz. Com isso, será possível atualizar processador, display e ainda comprar tudo em diferentes fornecedores.

Ara 7
A Motorola já está trabalhando no Projeto Ara há cerca de um ano, e disse que nesse tempo conseguiu várias evoluções tecnológicas que possibilitam esse novo paradigma. No anúncio, a empresa também informou que o projeto tem contado com a ajuda de Dave Hakkens, criador do Phoneblocks, um celular modular que foi anunciado em Setembro.