Conforme publicação divulgada pelo jornal britânico Financial Times nesta última terça-feira, a Amazon, uma das maiores empresas do varejo digital no mundo, se uniu com a empresa chinesa HTC para fabricar uma nova linha de smartphones. A reportagem conta que ao menos três novos aparelhos estão sendo desenvolvidos e um deles está muito próximo de ser apresentado no mercado.

Vale salientar que a Amazon já estudava lançar um aparelho móvel deste nicho desde 2011, quando analistas apontavam a ideia como um novo investimento lógico da companhia, que já oferecia para o mercado leitores de e-books e tablets da linha Kindle. Em 2012, a ideia ganhou mais força quando o jornal The Wall Street, informou a possibilidade de lançamento de um produto deste segmento em dezembro do mesmo ano.

No mês de setembro deste ano, a ideia voltou, quando mais uma vez o mesmo jornal citou um artigo detalhando o suposto plano de distribuição dos aparelhos e nós publicamos em matéria aqui no site; o texto dizia o seguinte: "Os aparelhos serão distribuídos gratuitamente a todos os clientes do serviço Amazon Prime", completando o texto, o mesmo informava ainda que: "Ainda não temos respostas para muitas questões sobre o possível plano de distribuição ou mesmo quais serão as obrigações das pessoas que aceitarem a barganha".

Se realmente o assunto for verdadeiro, quem ganhará com isso tudo será o próprio consumidor, pois a Amazon é conhecida por oferecer seus dispositivos a um preço bem abaixo ao praticado pela concorrência, onde muitas vezes a companhia sofreu com prejuízo por cada unidade entregue aos usuários, mas recompondo esse prejuízo com as vendas de produtos digitais e serviços.