De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, jogar videogame faz bem para o cérebro dos idosos. Como sabemos, com o decorrer dos anos, a memória acaba sendo afetada e, muitas vezes, as pessoas idosas acabam sofrendo com isso.  Tal fato foi comprovado também por cientistas da Universidade da Califórnia que compararam as habilidades de pessoas mais jovens com a de idosos.

"Tenho 63 anos e às vezes esqueço coisas". Esta queixa não é exclusiva dessa Senhora, muitas pessoas com idade similar começam perder a atenção e também a memória.

Porém, conforme um estudo, tal processo natural pode ser controlado. O videogame pode ser um bom aliado para retardar o processo.

Para realizar a pesquisa, um grupo de idosos entre 60 e 85 anos, durante um mês, três horas por semana, seguiram a mesma tarefa, ou seja, guiar um carrinho, descendo e subindo ladeiras, fazendo curvas, enfim, seguiram um trajeto. Porém, quando um sinal de trânsito surgia na tela era necessário apertar um botão.

Com o resultado, um dos pesquisadores do estudo, Adam Gazzaley, ficou surpreso. O grupo que usou o videogame contava com capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo muito melhor do que o grupo que não jogou. E ainda, os "gamers" alcançaram o mesmo nível que jovens de 20 anos que usaram o jogo apenas uma vez.

Entre os idosos que jogaram, a atenção e a memória também tiveram melhora. O estudo também revelou que depois que eles param de jogar, as habilidade foram mantidas.

"Ainda precisamos descobrir o que funciona e o que não funciona", diz o cientista. "Esse jogo é só um experimento. E como tudo na vida, os jogos podem ter efeitos positivos e negativos. Por exemplo, alguém que não sai de casa porque não quer parar de jogar".

Bom, acho que está mais do que comprovado que os jogos só fazem bem saúde, seja entre jovens, adultos ou velhinhos!

Ah! Uma dica, que tal convidar seu avô para uma partidinha?