Nesta quinta-feira (15), em um artigo publicado no jornal científico "Zookeys", foi anunciada a descoberta de uma nova espécie animal. Trata-se do olinguito. De acordo com o Instituto Smithsonian, de Washington, este é o primeiro mamífero da ordem Carnivora descoberto no Hemisfério Ocidental em 35 anos. De acordo com a nota publicada, os cientistas descrevem o bichano como uma mistura de "gato doméstico com urso de pelúcia".

O olinguito (Bassaricyon neblina) é pertencente à mesma família dos guaxinins, olingos e quatis. O animal pode ser encontrado na Colômbia e Peru. Como características, o mamífero possui pelo marrom alaranjado, hábitos noturnos e gera um filho por vez. Mesmo pertencendo à ordem Carnívora, sua principal fonte de alimentação são as frutas.

"A descoberta do olinguito mostra que o mundo ainda não está completamente explorado e seus segredos ainda não foram revelados", diz Kristofer Helgen, líder da pesquisa que durou aproximadamente dez anos.

Conforme os cientistas envolvidos, o objetivo do trabalho não era exatamente descobrir um novo animal, mas sim, enumerar todas as espécies de olingos que existem no planeta. Os olinguitos foram descobertos nas florestas nubladas, próximas aos Andes. 


Olinguito