De acordo com uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), o número de smartphones comercializados no Brasil já é maior que o de celulares. Ao que tudo indica, cada vez mais os brasileiros estão optando por aparelhos mais modernos e funcionais.

Tal mudança foi registrada no mês de maio, quando os smartphones somaram 53% do total de dispositivos vendidos. Em março, a porcentagem foi de 41%; já em abril, chegou a 49%.

De acordo com a IDC, smartphones são celulares que não são somente capazes de entrar na internet, mas sim que podem acessar lojas de aplicativos, rodar um sistema operacional e que ainda pode executar funções mais complexas com capacidade de processamento mais potente. O "feature phones", por sua vez, são capazes de acessar a web, mas não tão sofisticados. "A gente percebe claramente essa troca de tecnologia", afirma  Bruno Freitas, gerente de pesquisa da IDC.

Pelos dados, a mudança de opção por parte dos brasileiros não foi momentânea, mas sim, uma nova tendência de mercado. Nos meses seguintes, já no segundo semestre, a pesquisa revelou que o índice somente aumento, ou seja, em junho somou 54% e julho 55%.

"A gente percebe que não foi um pico. É uma tendência que deve continuar", afirmou Freitas.