Nasa observa eclipse fora do Sistema Solar pela primeira vez

Nasa observa eclipse fora do Sistema Solar.

Por | @oficinadanet Ciência

A Nasa (Agência Espacial Americana) observou pela primeira vez um eclipse que ocorreu fora do Sistema Solar. O fenômeno foi visto através do Telescópio Chandra, da Nasa, e pelo Observatório XMM Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Nas observações é possível notar a presença de um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) enquanto passava em frete ao seu Sol. Durante o eclipse, o planeta teve um alinhamento vantajoso, nomeado de HD 189733b, e seu Sol no sistema HD 189733, que está a 63 anos-luz da Terra.

O planeta em questão é comparado a Júpiter quente em seu tamanho.  A sua órbita é estreita em torno de sua estrela. O planeta está 30 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra do Sol. Os astrônomos, pelas características do HD 189733b, costumam usá-lo com referência de estudos.

A estrela principal desse sistema solar conta com uma estrela vermelha e fraca como companheira. A estrela principal aparenta ser mais jovem que a sua companheira. Ela gira mais rápido e também apresenta níveis mais elevados de atividade magnética.

De acordo com os astrônomos, a explicação da diferença entre as estrelas pode ser explicada pelo tamanho do planeta que está ao seu redor, que é gigante. 

Mais sobre: eclipse fora sistema solar
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar