A Agência Espacial Americana, juntamente com a Agência Espacial Europeia encontrou um buraco de grande proporção na atmosfera do Sol, na área do polo norte. A imagem foi registrada no dia 18 de julho pela sonda do Observatório Solar e Helioscópico (SOHO, na sigla em inglês).

De acordo com a Nasa, os buracos, que são chamados de coronais, são regiões mais escuras e de baixa densidade da camada mais externa da atmosfera do Sol, que se chama corona.  Os buracos possuem pouco material solar e ainda contam com temperaturas mais baixas que o restante do Sol.


Nasa encontra um buraco gigante no sol

Os buracos são vistos como normais pela Nasa, porém, eles costumam aparecer com mais frequência em momentos diferentes do ciclo de atividade solar, que ocorre a cada 11 anos. O pico de atividade do Sol, deste ciclo, deverá acontecer no final deste ano.

No pico da atividade do Sol, os buracos costumam diminuir e os campos magnéticos do Sol mudam e novos buracos surgem nos polos.

Tais buracos são bastante importantes para entender melhor o clima no espaço, já que eles são a fonte de ventos de intensa velocidade que transportam partículas solares, que acabam sendo expelidos pelo Sol três vezes mais rápido que os ventos oriundos de outros lugares.