De acordo com a equipe de cientistas britânicos, ficar sem bateria no celular está com os dais contados. Eles afirmam ter desenvolvido uma técnica para recarregar parcialmente a bateria de um celular utilizando apenas a urina.

Os cientistas, em um artigo publicado pela revista da Real Academia de Química, disseram que usando urina é possível produzir energia elétrica suficiente para enviar uma mensagem de texto, entrar na internet, bem como fazer uma rápida ligação telefônica.

"Utilizar um produto de dejeto como fonte de eletricidade é notável. Estamos muito entusiasmados porque se trata da primeira vez que se consegue isso", afirmou o cientista Loannis Leropoulos, que participou nos estudos conjuntos entre as Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, além do Laboratório de Robótica de Bristol.

"A beleza disso tudo é que não estamos nos apoiando na natureza errática do vento ou do sol: a urina é uma fonte sem fim", disse ainda Leropoulos, especialista em eletricidade microbiana.

"Fazer uma ligação é a operação que exige mais energia de um telefone celular, mas chegaremos ao ponto em que poderemos carregar a bateria para períodos longos", afirmou Leropoulos.

De acordo ainda com os pesquisadores, a ideia do uso da urina como meio de recarregar a bateria de um celular não sugere que as pessoas possam ficar fazendo xixi nos seus aparelhos, mas sim, é de aproveitar tal método de coleta de energia de forma diferente, instalando carregadores em restaurantes e também banheiros públicos.

Veja o vídeo demonstrativo: