Após oito meses de seu lançamento o sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, odiado por muitos e amado por outros, juntamente com o Windows RT alcançou nesta semana a marca de 100 mil aplicativos em sua Windows Store, sendo que o sistema operacional da marca alcançou esse número bem mais rápido do que os seus concorrentes da Apple e do Google, em suas respectivas app stores neste mesmo período.

A toda poderosa Apple, levou mais de um ano para alcançar esse número, já o sistema operacional do Google, o Android, que divide espaço em milhares de smartphones e outros dispositivos, levou mais tempo ainda.

O grande trunfo da Microsoft foi a liberação de suas plataformas, que assim conseguiram largar muito a frente neste cenário, com isso criaram um bom modelo de receita. Mesmo sabendo que o iOS e o Android possuem muito mais apps hoje que o Windows 8, o sistema da Microsoft possui o melhor incentivo de software com capacidade de rodar em processadores x86 e em hardwares modernos, sendo sua capacidade melhor incrementada na participação de mercado.

Com tudo, essa conquista da Microsoft precisa ser calculada em um novo contexto e em padrões muito mais difíceis de serem batidos. Mas uma questão muito importante tem que ser pensada e com muita atenção; a Microsoft irá conseguir tirar vantagens na corrida dos apps e mais, irá ela conseguir atrair os milhares de usuários que ainda não foram convencidos por sua plataforma? Eis a questão, pois só o tempo irá nos responder.