Um projeto apresentado na segunda-feira (17), nos Estados Unidos planeja enviar recados escritos aqui na Terra para qualquer extraterrestre. Assim, daqui a 18 anos, podemos receber algum retorno de um ser extraterreno.

As mensagens foram enviadas a um distante sistema solar chamado de Gliese 526. A equipe que organizou o feito, do site Lone Signal, espera que tais mensagens sejam o início de uma comunicação com outras formas de vida.

Uma das primeiras mensagens enviadas ao sistema Gliese 526, que está localizado a 17,6 anos-luz da Terra, foi enviada pelo futurista Ray Kurzweil.  "Enquanto vocês recebem isto, nossos computadores nos tornaram mais espertos, mais capazes de entender vocês e o conhecimento do universo", afirmou o inventor na nota.

O site usa a antena de uma estação de rádio da Califórnia, que firmou contrato para utilização do aparelho por 30 anos, para tentar um contato com os ETs. Apesar dos cientistas não terem certeza se o sistema solar abriga qualquer exoplaneta, um dos responsáveis pela empresa, Jacob Haqq-Misra, acredita que o local possa haver vida.