Uma das grandes vantagens em se ter um iPhone ou um iPad é contar com milhares de aplicativos prontos para serem baixados quando desejar, tudo de forma simples e rápida. E essa imensidão de aplicativos muitas vezes nos confudem, e por isso ficamos na dúvida de qual aplicativo poderá ser útil, e o melhor, sem precisar pagar nada. Veja também: 10 aplicativos grátis para Android.

Por isso, preparamos para você uma seleção com os 10 melhores aplicativos gratuitos que não podem faltar no seu gadget.

Confira as categorias:

Player de Músicas -

TuneWiki

O TuneWiki é realmente um aplicativo completo. Além de ouvir músicas, ainda é possível ler em tempo real a letra da canção, com uma sincronização muito boa, sendo possível ver até a tradução da letra. Outro ponto a favor do aplicativo é a função de reconhecer que música está tocando no ambiente.

O aplicativo ainda permite interações com seus amigos, permitindo ver o que eles estão curtindo, além de possuir uma opção de "like" e compartilhamento. O TuneWiki ainda conta com outros recursos interessantes, como gráficos das músicas mais tocadas e uma função de mapa, exibindo as músicas tocadas onde estamos.

Cheio de recursos, ele não peca em sua função principal: excelente tocador com comandos simples e intuitivos.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Navegador -

Opera Mini Web Browser

O Opera Mini é talvez o navegador mais popular e completo para dispositivos móveis existente, sendo desenvolvido pela necessidade de se ter um navegador compatível com diversos aparelhos, independente de sua limitação de hardware, sendo um aplicativo muito rápido e com suporte a diversas funcionalidades.

A grande vantagem do aplicativo está em seu sistema de compressão de dados na nuvem, que é capaz de diminuir em até 90% a quantidade de dados enviados para seu aparelho, sendo o queridinho dos usuários que não possuem um plano de dados muito grande, permitindo navegar com tranquilidade e rapidez.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 4.2 ou posterior.

Editor de imagem -

Snapseed

Eleito o melhor editor de imagens em 2012, o Snapseed é um dos melhores aplicativos para tirar, editar e compartilhar fotos no iOS.

A foto que você tirou não ficou muito boa? O Snapseed possui várias ferramentas para edição de imagem, capaz de transformar uma simples foto em uma excelente imagem com ótima qualidade de efeitos.

Apesar de inglês, o Snapseed é simples e intuitivo, permitindo editar diversos formatos de imagens com vários efeitos que darão um ar profissional para suas imagens. Após, ainda é possível compartilhar suas imagens em redes sociais como Facebook, Twitter e também por e-mail.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Jogos -

Draw Something 2 Free

Sequência de um dos jogos mais baixados da App Store. Consiste em um jogo simples, porém muito divertido e desafiador, onde você terá que adivinhar o que significa o desenho de algum amigo ou um estranho, ou fazê-los adivinhar de que se trata seu desenho.

A nova versão trás novidades como ferramentas de desenho, texturas e cores. A versão paga, segundo a desenvolvedora do game, somente não possui os anúncios que aparecem na versão gratuita, no mais, são idênticas. Apesar de relativamente novo, o jogo já consta entre os mais baixados e recomendados,

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 4.3 ou posterior.

Comunicação -

Google Hangouts

O Hangouts é o aplicativo que veio para substituir o Google Talk para conversas por textos, além de agora possibilitar videochamadas em grupos. Seu funcionamento é parecido com o FaceTime da Apple, com a vantagem de possibilitar a comunicação com seus contatos independente do aparelho que possuem, ou seja, você pode conversar com pessoas que utilizem o iOS, Android ou até mesmo se estiverem em seus computadores.

Caso não tenha uma pessoa em seus contatos, basta adicionar o número dela que o Hangouts fará a busca, permitindo que conversem sem custo algum, basta ter apenas uma conta Google.

O Hangouts caiu no gosto do usuário muito rapidamente, principalmente pela facilidade de uso e quantidade de funcionalidades disponíveis, permitindo trocar mensagens de texto com recursos multimídias como fotos, vídeos, emoticons, e chamadas de vídeo para até 10 pessoas.

Requisitos: Compatível com iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração), iPad 2 Wi Fi, iPad 2 Wi Fi + 3G, iPad (3rd generation), iPad Wi-Fi + 4G, iPad (4th generation), iPad Wi-Fi + Cellular (4th generation), iPad mini e iPad mini Wi-Fi + Cellular. Requer o iOS 6.1 ou posterior.

Produtividade -

Evernote

O Evernote é sem dúvida o melhor aplicativo para criar e gerenciar anotações, sendo possível criar notas que utilizem texto, imagens e até voz. A proposta de uso é que o usuário salve tudo que lhe for importante.

O Evernote nos ajuda a organizar tudo o que precisamos, dispondo de um excepcional sistema organização que divide suas notas em cadernos, blocos e marcas. E o mais interessante, ainda é possível compartilhar suas notas nas redes sociais. Fez algo interessante? Crie uma nota e compartilhe com seus amigos.

Um bom motivo para utilizar o Evernote é que ele nos permite associar fotos às informações, facilitando a pesquisa de lembretes ao torná-lo mais inteligente.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Rádio -

TuneIn Radio

O TuneIn Radio é uma ótima alternativa à falta de rádio nos dispositivos da Apple, disponibilizando gratuitamente milhares de rádios ao vivo do mundo inteiro, além de podcasts, shows, e o melhor, ele é completamente gratuito, bastando ter acesso apenas a uma rede Wi-Fi ou uma conexão de dados.

O TuneIn Radio apresenta uma nova maneira de ouvir rádios, dispondo de uma nova tela Live que exibe a capa do álbum e o nome da música que está tocando. O aplicativo ainda conta com uma agenda online, que notifica você quando seu evento preferido ao vivo irá começar.

Com a nova versão ainda é possível compartilhar músicas e rádios diretamente com seus círculos do Google+. Este é um dos aplicativos que não podem faltar no seu gadget.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Noticias -

Flipboard

Dentre os vários aplicativos para a leitura de RSS disponíveis, o Flipboard se destaca, sendo um dos mais criativos e interativos, funcionando como uma revista digital personalizada. Todo conteúdo disponível é escolhido por você, podendo decidir o que ler e quando ler.

Ele é capaz de centralizar as atualizações de seus sites e blogs favoritos, além de permitir baixar posts do Twitter e Facebook e mostrar atualizações de redes como Instagram, LinkedIn, Flickr e Tumblr. Também é muito fácil compartilhar conteúdos com as redes sociais diretamente do aplicativo.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Utilidades -

Google Drive

Google Drive é o mais novo serviço de armazenamento na nuvem da Google. Se você busca uma boa quantidade de espaço e integração completa com os serviços da Google, o Drive é uma ótima opção.

É uma das melhores alternativas para armazenar e sincronizar arquivos na nuvem, além de possuir a vantagem de ser integrado a outros serviços da Google, como o Google Docs. Também é possível utilizar seus arquivos armazenados em postagens no Google+ ou enviar por e-mail.

São 5 Gb gratuitos para armazenar seus arquivos e acessá-los de onde quiser com seu dispositivo da Apple.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Mapas -

Google Maps

Apesar de a Apple ter removido o Google Maps como aplicativo padrão de mapas após a atualização do iOS, a Google desenvolveu uma aplicativo com as mesma funcionalidades encontradas em outras versões, e desde sua disponibilidade já figura como um dos aplicativos mais baixados.

O Aplicativo trás recursos já existentes em versões anteriores do iOS e da versão online. Com ele o usuário poderá traçar rotas, verificar o trânsito e conferir endereços com o Street View. É a melhor alternativa ao sistema de mapas problemático do iOS.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.1 ou posterior.