Muitas divergências entre o Nintendo Wii U estão surgindo; ele é, ou não, considerado um console de última geração? Para um dos desenvolvedores que trabalhou no desenvolvimento de games para os consoles da Nintendo, o Wii U é sim um console da próxima geração de videogames. Já para muitos, ele não será capaz de competir com os novos Xbox One e PlayStation 4.

Durante uma entrevista concedida a GameReactor, o diretor artístico Martin Sauter, da Shin’en Multimedia, defendeu o novo console da Nintendo, onde Sauter declarou que o Wii U não é nenhum monstro da futura geração de videogames, mas em contra-partida, se seus desenvolvedores trabalharem bem em cima dos games para o consoles, eles conseguirão desenvolver games muito bem trabalhados para ele.

Durante sua declaração, Sauter ainda disse que, "Claro que o Wii U não é um console com um salto grande, mas será um grande salto para o console o desenvolvimento de seus games. O Wii U é um bom compromisso de preço bom, até porque, não podemos esquecer que você tem em suas mãos um controle tablet, você tem uma grande base de hardware e assim, ele é muito melhor do que todo mundo diz. Para mim, desculpa, mas ele é superior ao Xbox, é melhor sim e você ainda pode espremer muito mais dele, mas para isso tem que trabalhar duro para fazer grandes jogos para o Wii U e mais, eu ainda não acredito que o PS4 seja muito mais poderoso e que o mesmo irá produzir games muito melhores que os de hoje, pois chegamos a um ponto em que bons games irão vender e acredito que os passos serão muito, muito menor na próxima geração".