Após o Google Play Games ter vazado na web, não houve mais alternativas a não ser confirmar a sua existência. O aplicativo seria lançado no Google I/O deste ano, no entanto, acabou surgindo antes da hora em uma atualização do Google Play Services.

Ainda não há jogos para o serviço, no entanto, já é possível editar as configurações do Play Game. Com isso, é possível entender melhor os recursos que serão utilizados quando estará na ativa. Um dos recursos mais esperados é a possibilidade de sincronizar os games que foram salvos através da internet, com isso, eles poderiam ser jogados em vários dispositivos diferentes.

Outras novidades também estarão disponíveis, como a escolha com quem jogar de forma manual, salas de encontros entre jogadores (uma espécie de chat) e ainda notificações indicando a hora que cada gamer deverá jogar.

O já conhecido sistema de Achievements estará disponível também no Play Games. Também contará no aplicativo o sistema de ranking, podendo ser pelo dia, semanal ou mesmo total.

Vale lembrar que muitas funções do Play Game estão desativadas, já que a versão v3.1.36 do Play Services ainda não está disponível para o público. Situação que deverá mudar após o lançamento oficial que irá ocorrer na Conferência durante os dias 15 e 17 de maio.