A Nokia confirmou hoje o lançamento do Lumia 928, smartphone que chega para concorrer com o iPhone 5 da Apple e o Galaxy SIII da Samsung.

A companhia não revelou muitos detalhes sobre o smartphone, porém sabe-se que o dispositivo virá com Windows Phone 8 e que o foco do aparelho é a câmera de 8.7Mp com tecnologia PureView, possuindo lentes Carl Zeiss e OIS (Optical Image Stabilization, ou Estabilização de Imagem Óptica se preferir).

Também seguirá a mesma linha de desing de seus irmãos menores, como o Lumia 820, com o corpo cheio de cores chamativas. O aparelho virá para brigar contra os já consolidados iPhone 5 e Galaxy SIII.

Para promover seu novo aparelho e mostrar o poder de sua câmera, a Nokia utilizou os três smartphones para gravar um passeio em uma montanha russa à noite. O resultado: Lumia 928 com imagens incrivelmente superiores às dos concorrentes.

Apesar de não ser um teste conclusivo, principalmente pelo fato de ser utilizado para prover o produto, o Lumia 928 vence sem problema algum seus concorrentes, mostrando-se superior em ambientes com pouca luminosidade e condições de difícil estabilização de imagem, exibindo cores mais vivas e menos "estouros" de luz.

O video também coloca lado a lado imagens capturadas pelo Lumia com o Galaxy e iPhone, dando a impressão que a diferença de qualidade é maior do que realmente deve ser.

Confira o teaser disponibilizado pela Nokia:

Rumores sugerem que o aparelho será lançado em Londres no próximo dia 14 e deve chegar primeiramente nos Estado Unidos, sendo vendido pela operadora Verizon.