De acordo com uma revelação feita na última quarta-feira (1º) por cientistas, os primeiros colonizadores americano em Jamestown, na Virgínia, podem ter sobrevivido praticando o canibalismo.

Durante muitos anos, histórias de pessoas que sobreviveram as duras condições nos primeiros assentamentos ingleses permanentes nos EUA, sempre vinham à tona. Tais pessoas teriam comido carne de cachorro, ratos, cobras e até couro de sapato para não morrer de fome.

Relatos também davam conta que ate os próprios mortos eram devorados. Os arqueólogos sempre foram cuidadosos e até um pouco céticos neste quesito. Situação que mudou com a descoberta feita pelo Smithsonian's National Museum of Natural History e arqueólogos de Jamestown. Conforme os estudiosos, eles encontraram a ossada de uma garota de aproximadamente 14 anos com sinais claros de que ela foi canibalizada.

"Historiadores se questionavam se isso  [o canibalismo] aconteceu ou não", disse o antropólogo do museu Douglas Owsley. "E essa é uma evidência muito convincente de que ocorreu".

De acordo com Owsley, as evidências indicam "um caso claro de desmembramento do corpo e remoção dos tecidos para consumo".

Os restos mortais de Jane (nome dado a adolescente) foram descobertos no verão de 2012. Os ossos estavam junto com restos de cavalos e também outros animais. Conforme os cientistas, eles foram cortados em momento de desespero.

Os restos mortais encontrados são datados dos anos 1609 e 1610, quando um período de forte inverno atingiu a região. Milhares de pessoas morreram na época que ficou conhecida como "período da fome".

Os restos mortais da jovem serão expostos em Jamestown para mostra as péssimas condições que os primeiros colonos enfrentaram nos EUA. No museu de Smithsonian, os curadores irão expor a face reconstruída da garota.