O Microsoft Word é uma incrível ferramenta para criação e edição de textos digitais. Criado em 1983 por Richard Brodie para IBM PC que rodava o DOS na época, hoje é líder no segmento de processadores de texto, sendo encontrado em Windows, MacOS, Windows Phone, além de uma versão completamente online lançada recentemente chamada de Office 365.

Caso você utilize o Word para fazer seus trabalhos, artigos, relatórios, etc., perder um documento pode causar muitas dores de cabeça e horas de trabalho perdidas. Se você nunca passou pela frustração de não conseguir abrir um trabalho muito importante, não significa que está livre desse mal, e uma hora ou outra precisará saber o que fazer.

Mas o que fazer caso isso ocorra?

Existem alguns recursos capazes de auxiliar você a recuperar suas informações, porém são poucos e em alguns casos não são funcionais, isso porque na grande maioria das vezes em que um arquivo está corrompido significa que alguns dados foram perdidos e não há como recuperá-los.

Essas ferramentas permitem que você salve somente o texto dos seus documentos e sem qualquer formatação, ou seja, imagens, gráficos ou quaisquer recursos extras não serão salvos, e isso ocorre porque estes recursos podem ser o causador do problema.

Outro motivo de documentos corrompidos são devido a complementos do Word, por isso os arquivos recuperados são salvos em .RTF, onde somente os textos são preservados.

Recuperando documentos com o Word

O Word possui o recurso de recuperação automática de arquivos corrompidos. Basta você abrir um arquivo corrompido que o Word avisará que o documento está corrompido.

O Word perguntará se você confia na fonte do arquivo e se deseja recuperar as informações;

Se tudo der certo, um novo documento com o conteúdo salvo será exibido. Salve o arquivo como .RTF para que não haja novos problemas com complementos do Word.

Você também pode forçar a recuperação de um arquivo. No Botão Office, clique em Abrir. Na caixa de seleção de tipo de arquivo, escolha Recuperar Texto de Qualquer Arquivo e escolha o arquivo corrompido.

Este método na grande maioria das vezes apenas exibe um grande conjunto de caracteres inúteis, mas pode funcionar em alguns casos.

Word 2003 ou anterior

Se você utiliza o Word 2003 ou anterior, o programa WordRepair pode ser uma mão na roda para recuperar seus arquivos. Esse programa não é compatível com arquivos .docx.

O programa é gratuito, além de bem simples, e conta apenas com 4 opções: Repair/Open, Save, Exit e Help.

Clique em Repair/Open e selecione o arquivo corrompido. Caso funcione e o programa consiga exibir o conteúdo do documento, clique em Salvar. Você poderá perceber que o programa já salvará o arquivo como .RTF.

Último recurso

Caso os métodos anteriores tenham falhado, outra alternativa é o Recovery for Word. Esse programa é uma ferramenta paga, porém você pode utilizar a versão demo para verificar se é possível recuperar seus documentos.

Na versão demo ele gera um arquivo contendo partes do documento corrompido, mostrando ser possível recuperar, e então caso você deseje, você pode adquirir a licença do programa.

Outra opção é o Easy Word Recovery. Parecido com o programa anterior, também é pago, mas possui uma versão demo. A vantagem está em ele ser exibir o documento inteiro, tornando simples para transcrever em um novo documento o conteúdo corrompido, caso não deseje adquirir a licença para salvar.

Se infelizmente nenhum dos recursos acima funcionarem, é bem capaz que seu documento não tenha salvação e você terá perdido o conteúdo. O recomendado é que você teste o arquivo em outra máquina, pois é possível que o problema esteja no computador.

Uma dica é possuir uma cópia dos seus documentos importantes em PDF, pois este tipo de arquivo é muito mais seguro e também é capaz de manter todas as características do documento original.

Você pode conferir o tutorial ensinando a criar um documento em PDF a partir de um arquivo do Word aqui.