Pelo segundo ano consecutivo a Nintendo anuncia prejuízo operacional da marca, sendo que o prejuízo operacional do ano fiscal de 2012, que fechou no último dia 31 de março, ficou em R$ 740 milhões.

Mas o que para muitos poderia parecer um caminho sem volta a falência, não é de todo ruim não; pois graças à depreciação da moeda japonesa (iene), a Nintendo conseguiu um lucro líquido de R$ 143,5 milhões. Um dos grandes impactadores deste prejuízo é a baixa comercialização do novo console da marca, o Nintendo Wii U.

Desde o seu lançamento em novembro do ano passado, a companhia vendeu apenas 3,45 milhões de unidades do Wii U, onde a Nintendo tinha uma expectativa de vendas do console na casa dos 5,5 milhões de unidades, onde mais tarde essa expectativa ficou em 4 milhões. Mas um dos motivos maiores pela queda apontada pela Nintendo foi o atraso em lançamentos de jogos pós-lançamento do console, o que gerou a baixar procura pelo mesmo.

Vale lembrar que até o momento, apenas dois títulos foram lançados para o Wii U, são eles: Nintendo Land e New Super Mario Bros. U. Já para o próximo ano fiscal que termina no dia 31 de março de 2014, a companhia produtora de games e consoles projetou vendas de 920 bilhões de ienes e assim um lucro operacional em volta dos 100 bilhões de ienes.