Telescópio Hubble captura imagem de cometa de brilho intenso

Nesta quarta-feira (23), está fazendo 23 anos que o telescópio Hubble foi lançado. Para comemorar a data foram divulgadas imagens do cometa Ison, que irá iluminar o céu da Terra até o próximo ano

Por | @oficinadanet Ciência

Nesta quarta-feira (23), está fazendo 23 anos que o telescópio Hubble foi lançado. Para comemorar a data foram divulgadas imagens do cometa Ison, que irá iluminar o céu da Terra até o próximo ano. De acordo com os cientistas, este é o “cometa do século” devido ao seu intenso brilho.

O Ison foi fotografado no dia 10 de abril quando se encontrava mais próximo da órbita de Júpiter,  a uma distância de 621 milhões de quilômetros do Sol e 634 milhões de quilômetros da Terra.

 De acordo com a Nasa o cometa não traz qualquer ameaça a Terra. Ele pode brilhar tão intensamente quanto a Lua Cheia quando atingir o ponto mais próximo ao Sol em sua trajetória, o que deverá ocorrer no mês de novembro.

Telescópio Hubble captura imagem de cometa de brilho intenso

O cometa foi  descoberto em setembro de 2012 pelos astrônomos russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok. O nome Ison foi dado em homenagem a instituição em que os dois astrônomos trabalham, ou seja, a Internacional Scientific Optical Network.

Mais sobre: cometa Hubble cometa Ison
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo