Nesta quinta-feira (18), uma equipe internacional divulgou a descoberta de um sistema solar contendo cinco planetas. De acordo com os próprios pesquisadores, dois deles são "os objetos mais semelhantes à Terra já encontrados".

Os cientistas conseguiram encontrar os planetas com o auxílio do telescópio Kepler. Em homenagem ao seu "descobridor", os planetas receberam o seu nome: A estrela central foi nomeada de Kepler 62, e seus planetas se chamam Kepler 62-b, Kepler 62-c, Kepler 62-d, Kepler 62-e e Kepler 62-f.

O Kepler 62-e e Kepler 62-f são os planetas mais parecidos com a Terra. Ambos são um pouco maiores que o nosso planeta. Os planetas recebem radiação muito parecida com que recebemos do Sol.

Os pesquisadores acreditam que pela extensão dos planetas a sua composição seja basicamente rochosa, semelhante à da Terra. No entanto, eles não desconsideram a possibilidades dos planetas serem cobertos de gelo.

"Pelo que podemos ver, pelo raio e pelo período orbital, esses são os objetos mais semelhantes à Terra que já encontramos", afirmou Justin Crepp, astrofísico da Universidade Notre Dame, nos EUA, um dos autores do estudo.