De acordo com um estudo da Gartner, Instituto de pesquisas na área de TI, a venda de dispositivos Apple devem superar a de aparelhos Windows ainda no ano de 2013.

A venda de computadores deverá entrar em declínio e, de acordo com a projeção da Gartner, os dispositivos móveis como smartphones e tablets serão o futuro da computação.

De acordo com a Gartner, o sistema operacional do Google, o Android, seguirá líder no mercado. Deste modo, Apple e Microsoft deverão travar uma dura disputa neste ano.

"Usuários de mercados emergentes que estão em busca de um companheiro para seus telefones móveis irão com mais frequência optar por um tablet como sendo seu primeiro dispositivo de computação em vez de um PC", disse o Gartner.

O estudo da Gartner vai ainda mais além. A empresa estiva que a Microsoft poderá se tornar irrelevante daqui quatro no setor de tecnologia, já que o segmento de computadores está em declínio. O único modo para escapar do cruel destino seria investir no mercado de tablets e smartphones, explica o relatório.