Há exatos 40 anos atrás a primeira ligação via celular foi estabelecida. No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, engenheiro norte-americano da Motorola, hoje com 84 anos, caminhou pela 6ª Avenida de Nova York, nos Estados Unidos, com seu imenso aparelho e ligou para um engenheiro rival do Bell Labs (centro de pesquisas da AT&T, uma das maiores companhias de telecomunicações dos Estados Unidos). 

Na ocasião, Cooper apenas disse ao seu concorrente:  "Estou ligando para você apenas para saber se minha ligação soa bem".

O aparelho, considerado hoje como um legítimo "tijolo", pesava cerca de 1 Kg e media 23 cm de altura. A bateria do aparelho durava no máximo 20 minutos.

O celular foi chegar ao mercado somente 10 anos após Cooper tê-lo testado em público. O Motorola DynaTAC 8000x custava na época US$ 3 mil.

Durante uma conferência sobre privacidade em Madri, Espanha,  em novembro de 2009, Martin Cooper disse ao jornal The Telegraph, que os aparelhos celulares atuais "estavam tentando fazer muitas coisas para muitas pessoas". De acordo ainda com ele "sempre que você cria um dispositivo universal que faz todas as coisas para todas as pessoas ele acaba não fazendo nada muito bem".