Estrela Matusalém é a estrela mais antiga do universo, diz a NASA

Sendo alvo de estudos a mais de um século, cientistas da NASA recalcularam a idade da estrela mais antiga do universo, a Estrela Matusalém, que se encontra a 190 anos-luz do Sistema Solar

Por | @oficinadanet Ciência

Sendo alvo de estudos a mais de um século, cientistas da NASA recalcularam a idade da estrela mais antiga do universo, a Estrela Matusalém, que se encontra a 190 anos-luz do Sistema Solar. Matusalém é basicamente constituída de hidrogênio e hélio e de acordo com novos estudos da NASA ela pode ter entre, 13,7 a 15,3 bilhões de anos.

Na verdade ela teria 14,5 bilhões de anos, mas os números acima são contados em uma margem de erro de 0,8 bilhões de anos para mais ou para menos. A nova medição reduz a idade dada à estrela anteriormente, que era de 16 bilhões de anos.

Com isso, é muito mais provável que a HD 140283, como também é identificada, seja mais compatível com a idade calculada do universo, ou seja, 13,8 bilhões de anos. Com tudo isso a NASA pode dizer sem dúvidas que a Estrela HD 140283 é a mais velha estrela do nosso universo, a mesma que se encontra em seus primeiros estágios para a sua expansão a fim de se tornar uma gigante vermelha.

Mais sobre: NASA estrela universo
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo