Cometa poderá atingir Marte em 2014

Em 2014 o céu poderá ter um grande espetáculo para nós. De acordo com observadores australianos, o cometa C/2013 A1 poderá se chocar com Marte em outubro de 2014

Por | @oficinadanet Ciência

Em 2014 o céu poderá ter um grande espetáculo para nós. De acordo com observadores australianos, o cometa C/2013 A1 poderá se chocar com Marte em outubro de 2014. O cometa, que foi descoberto em janeiro deste ano, possui de 10 a 50 quilômetros de diâmetro, e viaja a uma velocidade de 56 Km por segundo. O poder de destruição do cometa é teoricamente alto, podendo abrir uma cratera de 500 Km na superfície de Marte.

Leonid Elenin, astrônomo que trabalha no Instituto Keldysh de Matemática Aplicada da Academia de Ciências da Rússia, após analisar os dados, disse que a possibilidade de colisão realmente existe.  "O cenário de colisão é provável, apesar da possibilidade ainda ser baixa", disse.

Robert Matson, engenheiro aeroespacial da Associação Astronômica Ursa, da Finlândia, foi ainda mais além, disse inclusive que com o impacto até o clima de Marte poderia mudar, já que levantaria poeira e também iria liberar dióxido de carbono congelado abaixo da superfície. 

Mais sobre: Marte cometa colidir
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo