O PlayStation 5 (PS5) Pro teve especificações de sua CPU e GPU vazadas, além um vídeo contendo imagens de diversos ângulos do console. Anthony Garreffa, do site TweakTown, relata que o RedGamingTech revelou parte da ficha técnica do PS5 Pro, incluindo o modelo da CPU e GPU utilizado na nova versão do videogame da Sony.

PS5 Pro tem vazamento de informações sobre sua CPU e GPU

Especificações do PlayStation 5 pro são vazadas, incluindo CPU e GPU com seus respectivos poderes de processamento. Fonte: Technizo Concept
Especificações do PlayStation 5 pro são vazadas, incluindo CPU e GPU com seus respectivos poderes de processamento. Fonte: Technizo Concept

De acordo com o vazamento, o PS5 Pro irá manter a CPU baseada na arquitetura Zen 8 com 8 núcleos e 16 threads do PS5 normal, mas aumentará o clock do processador, elevando-o para a faixa de 4 GHz. Além disso, foi dito que a Sony implementou uma GPU baseada na arquitetura RDNA 3 com 60 CUs que possui clock de até 2,8 GHz. Abaixo uma tabela comparativa entre a CPU e GPU do PS5 normal e o PS5 Pro.

Modelo CPU GPU
PS5 Pro AMD Zen 2 de 8 núcleos/16 threads @ até 4GHz AMD RDNA 3 de 60 Cus @ até 2,8 GHz
PS5 AMD Zen 2 de 8 núcleos/16 threads @ até 3,5 GHz AMD RDNA 2 de 26 Cus @ até 2,23 GHz

O vazamento sobre o PS5 Pro também diz que o console terá 16GB de memória RAM GDDR6, além de 2/4GB de memória RAM DDR5 para o sistema operacional. Também foi mencionado sobre uma possível melhoria na performance do Tempest Engine, tecnologia de áudio 3D desenvolvida pela Sony para seu console.

Confira no video a seguir as renderizações do possível PlayStation 5 Pro.

Lançamento e disponibilidade

Segundo os rumores, o PlayStation 5 (PS5) Pro pode ser lançado até o final do ano, antes do Natal. Especulações dizem que o novo PS5 Pro suportará jogos em 8K a 30-60 FPS. Além disso, acredita-se seja vendido por algo entre US$ 600 e US$ 700 no lançamento.