Agora que o PS4 está oficialmente chegando ao fim de seu ciclo de vida, as atenções estão inevitavelmente voltando-se para o PS5. O que exatamente está reservado para o PlayStation 5 da Sony, e quando ele deve ser lançado? 

A Sony está mantendo silêncio no que se trata de planos específicos para o PS5: Mas sabemos que uma data de lançamento do PlayStation 5 com certeza virá um dia, graças ao presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Shawn Layden, confirmando isso em uma entrevista ao Golem. Além disso, o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, confirmou que a empresa está trabalhando em um console de última geração em uma entrevista ao Financial Times.

Quais as chances do Playstation 5 ser lançado em 2019?

Em maio, o CEO da Sony Interactive, John Kodera, revelou ao Wall Street Journal que o PS5 não seria lançado até pelo menos 2021. No entanto, uma investigação da T3 alegou que o PS5 poderia ser lançado em 2019 - antes do próximo Xbox.

Mesmo que não saibamos exatamente o que esperar do PS5 (ou se esse será mesmo o seu nome), sabemos que os rumores, listas de desejos e alarmantes "vazamentos" o torna algo digno de muita expectativa.

Com esse espírito, reunimos tudo o que mais queremos ver no PlayStation 5, e quais são seus recursos de destaque.

PS5: Data de lançamento

Sem nenhuma palavra oficial da Sony para uma data de lançamento do PS5, é difícil definir exatamente quando poderemos ver um console PS5.

Alguns analistas estão prevendo que a data de lançamento do PlayStation 5 pode ser por volta de 2020 ou 2021, por exemplo, enquanto outros dizem que 2019 - então, seria algo nos próximos 3 anos.

Falando ao GamingBolt, Michael Pachter disse que, apesar de achar que o PS5 será meio passo e compatível com o PS4 Pro, ele não acha que seja lançado em depois de 2020, mas provavelmente 2019.

Isso faria sentido, já que estaria de acordo com as previsões para quando o mercado de TV 4K nos EUA chegar a 50%. "Acho que a Sony já deve ter o próximo ciclo de console já alinhado", ele diz, "acho que eles já sabem o que precisam fazer."

Mais recentemente, Pachter esclareceu essa afirmação, dizendo que a Sony provavelmente lançaria o novo console em 2020. Ele acrescentou que neste momento ele acha que o PS4 Pro se tornará o modelo base do PlayStation, e verá uma redução no preço. 

Enquanto isso, um recente relatório de Jason Schreier, do Kotaku, reforça esse pensamento. Ele falou com vários desenvolvedores sobre datas de lançamento prováveis, com a maioria das conversas apontando para um lançamento em 2020. 

Ele disse que "Não é informações sobre o PlayStation 5 flutuando em torno de ambas as empresas de primeira e de terceiros, mas é muito mais limitada do que seria se o lançamento do console de era iminente."

Um recente relatório do Wall Street Journal aponta para um lançamento em torno de três anos, com John Kodera, da Sony, afirmando: "Vamos usar os próximos três anos para preparar o próximo passo, para poder nos agacharmos e pular mais alto para o futuro". 

Não muito tempo depois, o novo CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, divulgou um plano de negócios de três anos para a companhia, prevendo que os lucros da empresa cairiam até 2021. Esse é o tipo de queda que pode ocorrer quando o PlayStation 4 chegar a uma saturação de mercado, antes do lançamento do PS5.

Portanto, o novo PS5 deve ser lançado entre 2019, 2020 e 2021.

PS5vs Xbox Two

Embora estejamos terrivelmente impacientes com as notícias de uma data de lançamento para o PlayStation 5, não podemos culpar a Sony por ter levado mais alguns anos para realmente lançar o último PS4. Afinal, o PS4 Pro ainda é relativamente novo no mercado e seu concorrente direto, o Xbox One X, da Microsoft, é um lançamento ainda mais recente. 

No entanto, Jez Corden insinuou que a Microsoft já está pensando no próximo Xbox - o Xbox Two (codinome "Xbox Scarlett"). Isso significa que é altamente improvável que a Sony não esteja fazendo o mesmo, e talvez esteja com o processo ainda mais avançando. 

De acordo com o analista da indústria de games Hideki Yasuda (via T3), e seu firme Ace Economic Research Institute, "a introdução do PS5 será no final de 2019". Um lançamento em 2019 poderia dar à Sony uma vantagem real, como o console da próxima geração lançaria antes do Xbox Two.

Na verdade não há necessidade urgente de um lançamento agora. E, dado o crescente comprometimento da Microsoft com a compatibilidade retroativa, achamos que é fundamental para a Sony realmente pensar cuidadosamente em seus próximos passos. 

Apesar do relato de Yasuda, uma espera de dois a três anos faz muito mais sentido. No entanto, pode ser que a Sony esteja tentando dar um soco no campo esquerdo da Microsoft, lançando um novo console antes do esperado.

PS5: Relatório da Eurogamer

Um relatório recente da Eurogamer tentou restringir uma possível data de lançamento, com base em quanto as tecnologias estão avançadas o suficiente para justificar um salto de geração do console da Sony. As coisas mais importantes que precisarão avançar serão o processador do console e sua memória e, em ambos os casos, a Eurogamer determinou que é improvável que um novo console seja lançado antes do final de 2019.

Mesmo que a Sony tenha tecnologia para lançar um novo console em 2019, o custo de produção tornaria o PS5 muito caro, tornando mais provável um lançamento pelo final de 2020, ou ainda depois disso. 

PS5: Streaming

O ex-chefe da Sony, Andrew House, falou sobre como a próxima geração de consoles poderia parecer na conferência GamesBeat . Embora House tenha se recusado a comentar especificamente sobre o PlayStation 5, ele disse acreditar que os discos físicos permanecerão por um tempo ainda, como resultado da necessidade de continuar explorando mercados em desenvolvimento, onde os títulos para download podem não ser tão compatíveis com infra-estrutura limitada de internet.  

Em outros mercados, no entanto, ele acha que os jogos de streaming serão uma grande parte da próxima geração de consoles.

House também afirmou que ele acha que o PS4 e o PS4 Pro ainda têm uma vida longa. Isso não necessariamente anula os rumores de que o PS5 pode ser lançado nos próximos dois anos; Se os relatórios de que o console será compatível com versões anteriores forem verdadeiros, a geração do PS4 permanecerá relevante por muito tempo no ciclo de vida do PS5. 

Independentemente disso, dado que House não estava disposto a comentar sobre o PS5, apesar de ser questionado, esses detalhes só podem ser considerados especulações no momento.

Embora as especificações pareçam plausíveis, falar em um lançamento para 2019 parece um pouco de exagero. Apostamos em algo com 2021. E você, aposta em que ano ocorrerá o lançamento do PS5?