Quando a fabricante Asus lançou um celular com 4GB de memória RAM anos atrás, muitos consideraram a quantidade exagerada. Alguns, aliás, até pensavam que era algo sem sentido apresentado pela empresa. Hoje, no entanto, já é possível encontrar celulares com impressionantes 24 GB de RAM. Mas, afinal, essa quantidade de memória é um exagero ou uma necessidade real para os usuários modernos?

O que é memória RAM?

O processador é um dos principais componentes em um celular e, sem ele, não é possível usar o aparelho. Contudo, a memória RAM é um componente vital para o funcionamento ágil e eficiente de qualquer dispositivo eletrônico. Não importa se é um celular, um computador ou um tablet. Em termos simples, a RAM é a área de trabalho do seu aparelho, onde são armazenados temporariamente os dados dos aplicativos que estão em uso.

Quanto mais RAM, maior a capacidade de manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Em termos simples, podemos exemplificar da seguinte forma: Imagine que você possui uma uma grande mesa e tenha vários projetos espalhados nela. Por ser grande, você se sentirá mais confortável para trabalhar neles ao mesmo tempo sem se sentir apertado. Assim, funciona a RAM. Quanto mais memória, mais apps poderão ficar abertos ao mesmo tempo sem reiniciar ou travar.

O que significa ter 24 GB de RAM em um celular?

Diferente da época do Zenfone 2 da Asus, hoje usamos nossos celulares para muito mais do que simples chamadas e mensagens. Naquela época, aparelhos com 3 GB de RAM eram considerados premium e a quantidade já era suficiente para qualquer tipo de usuário. Hoje, no entanto, jogos de alta definição ou edição de vídeos com IA exigem cada vez mais do hardware dos dispositivos.

Como já falado, a RAM é a memória de acesso rápido que permite ao celular manter aplicativos abertos e funcionando sem travamentos. Com 24 GB de RAM, dificilmente alguém passaria raiva, mesmo que inúmeros apps ficassem abertos em segundo plano. Contudo, para o usuário comum, que utiliza o celular para redes sociais, mensagens e chamadas, essa potência toda pode parecer um exagero.

Quais celulares têm 24GB no mercado?

O OnePlus 13 foi dos celulares do mercado a contar com 24GB de memória RAM.

Existem inúmeros celulares com 24GB no mercado. Para citar alguns, aparelhos como o OnePls 13, Redmi K70 Ultra e o Realme GT 7, possuem variantes com tal capacidade. A estratégia, sem mais nem menos, seria atrair o consumidor final, principalmente quem ama números altos. Na verdade, mas marcas começaram também a incluir RAM virtual, tudo só para chamar a atenção do consumidor.

Antes de mais nada, seria importante lembrar que a RAM é apenas uma parte do que determina a performance de um celular. Um bom processador também determina o desempenho final do produto, bem como o sistema de resfriamento. A forma como cada pessoa usa o celular e o cuidado pessoal que tem também determina o bom desempenho. Além disso, otimizações na interface também são bem importantes para manter tudo funcionando bem.

Exagero ou necessidade?

A resposta para a pergunta do título depende de cada tipo de usuário. Para quem vive conectado, como por exemplo, profissionais de mídia e gamers hardcore, celulares com 24 GB de RAM serão uma excelente alternativa. É sim uma quantidade mais do que o suficiente, mas que é necessária para um uso bem pesado. Por outro lado, tal quantidade provavelmente vai ser um exagero para pessoas que usam o celular para redes sociais, navegação diária na web ou jogos casuais.

No momento, uso um celular principal com 12GB de RAM e outro com 8GB de RAM no uso diário. E olha, posso afirmar com toda a certeza que os dois me agradam muito. Nunca me deixam esperando. Vários apps ficam abertos em segundo plano e nenhum dos aparelhos travam. Portanto, se você é um usuário como eu que joga casualmente e faz uso de redes sociais e outros apps diários, um celular com 24GB de RAM é exagero. Por outro lado, se vive jogando e também mexe com edição de imagens, tal quantidade será muito bem-vinda.